terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Amada - Toni Morrison

 Beloved - Toni Morrison

A Medeia escrava!

124 - Casa em Bluestone Road, Cincinatti, Ohio, onde vive Sethe com a filha Denver

Baby Suggs - sogra de Sethe, que viva com os filhos, como escravos bem tratados dos Garner; o filho Halle comprou a liberdade dela e ela foi viver sozinha para a Sweet Home; 

Halle entretanto comprou Sethe aos Garner, proprietários da Sweet Home e casou com ela (Sethe tinha 14 anos).

Ela teve uma menina (Amada) e matou-a com 2 anos, Amada, o fantasma, com a garganta cortada, em 1857, quando o professor e o xerife foram capturar a Sweet Home. Sethe, para que os filhos não voltassem a ser escravos, tentou matá-los. 

Baby Suggs morreu algum tempo depois.

Denver - filha de Sethe, agora com 10 anos

Howard e Buglar - filhos de Sethe que fugiram de casa aos 13 anos, têm agora 21 e 22 anos

Paul D, o último dos 5 homens de Sweet Home, regressa ao fim de 18 anos (os outros eram Paul A, Paul F, Halle e Rixo). Vai para a cama com Sethe e fica a viver com ela e com Denver na 124. Viveu sempre de cidade em cidade e aparentemente quer ficar ali a viver com Sethe.

Denver não o quer ali.

Foram a um parque de diversões e Sethe começou a gostar de Paul D.

Uma rapariga de 18-20 aparece à porta da casa 124. Chama-se Amada e aparece vinda da água do rio. Fica a viver com Sethe.

A mãe de Sethe foi enforcada quando Sethe era criança.

Halle pode estar vivo. Quando os rapazes brancos tiraram o leite a Sethe, ele assistiu a tudo e entrou em choque. Entretanto fugiram mas Halle desapareceu.

Denver conta a Amada a fuga de Sethe, e o nascimento de Denver, numa canoa, num rio, ajudada por Amy Denver, uma branca que andava fugida também.

A desgraça da 124 começara 28 dias depois de Sethe lá ter chegado com o bebé Denver. Antes Sethe tinha sido salva por Stamp Paid e a filha Ella, que ajudavam fugitivos e que a tinham levado até à 124. Baby Suggs recebeu-a. Já tinha recebido antes os filhos de Sethe: Buglar, Howard e a bebé Amada que Sethe tinha enviado por uma caravana de fugitivos, talvez um ano antes.

Halle tinha combinado fugir com ela mas não apareceu no local combinado e ele fugiu sozinha, gravidíssima.

Há 9 anos que a velha Baby Suggs morreu. Era uma “santa” que reunia pessoas numa clareira onde garantia que era possível atingir a “graça”, ainda que imaginada. 

Sethe decidiu visitar a clareira, com Denver e Amada.

Nove anos depois, Baby Suggs perdeu a fé na possibilidade da “graça” e a 124 fechou as portas aos visitantes. Encerrou-se e os seus habitantes viveram lá como fantasmas.

Após a morte de Baby Suggs, Howard e Buglar fugiram, aparentemente por causa do fantasma da bebé irmã de Denver.

A chegada de Paul D acalmou, mas mudou a situação.

Todos eles foram escravos, Baby Suggs durante 50 anos e viveu 10 anos livre, na 124, no norte, livre das perseguições dos brancos no sul.

Paul D faz amor com Sethe todas as manhãs ou à noite, mas parece começar a fartar-se.

Amada envolve-se também com Paul D, que passou a dormir numa casinha de pedra, no quintal. 

Paul D receia perder Sethe por não conseguir resistir a foder com Amada que o tem possuído. Tenta contar tudo a Sethe, mas não consegue e diz-lhe que quer ter um filho com ela.

Quando Sethe conta a Paul D como tudo aconteceu quando matou os filhos e esteve presa, ele não aguentou mais e abandonou a 124.

Foi Stamp Paid, o velho negro que ajudou Sethe e Denver a chegar à 124 e que acha que a bebé sobreviveu graças  às suas amoras, que mostrou a Paul D um recorte de jornal do ano em que Sethe matou a filha. E foi ele que impediu que também Denver fosse morta por Sethe, na casinha de pedra. Esse dia ficou conhecido por ele como o dia da Tristeza. Ele só lá voltou para levar o cadáver de Baby Suggs para a Clareira. Mas ela foi sepultada num cemitério mesmo ao lado de Amada.

Agora, em 1874, ...




Sem comentários:

Enviar um comentário