quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Mundo belo, onde estás - Sally Rooney

 

As falhas de comunicação, que aparecem como um tema transversal na sua obra, obrigam as personagens a procurar o autoconhecimento. Desta forma, mesmo que nem sempre se tornem pessoas melhores, são mais conscientes das influências que têm nas interações sociais.

Sally Rooney articula melhor do que ninguém as dificuldades e experiências inerentes ao século em que vivemos. Desde a escrita marxista à desumanização dos escritores, dá voz, através das suas personagens, a temas desconcertantes com os quais se debate constantemente e nem sempre são retratados na literatura contemporânea. Alice e Eileen procuram insaciavelmente pela beleza do mundo dentro do estado caótico em que este se encontra.



Alice e Félix encontram-se num café, vão a casa dela e despedem-se sem consumar o encontro amoroso. Conheceram-se no Tinder. Ela é escritora. Ele é armazenista, temporariamente.
Alice escreve à amiga Eileen, que vive na “chata” Dublin a dizer-lhe como está só, em Paris. Está a escrever consciente da exploração do terceiro mundo pela sociedade consumista atual.
Uma mulher, Eileen Lydon, trabalha num escritório de uma revista: é revisora de texto. 
Vai almoçar e encontra-se com Simon um colega de trabalho e antigo conhecido, com quem namorou ou se envolveu sentimentalmente. Lola a irmã dela vai casar-se com Mathew.
Eileen conheceu Alice Kelleher na universidade, aos 18 anos. Eileen envolveu-se de facto com Simon mas nunca namoraram.
Depois de se licenciar, Eileen iniciou o mestrado em Literatura Irlandesa.
Eileen namorou com Aidan. Separou-se dele no dia em que Simon ligou a dizer que Alice tinha regressado a Dublin e que tinha dado entrada num hospital psiquiátrico.
5 Eileen conta a Alice que reencontrou Aidan na rua e que sofre mais do que antes.
6 Alice encontra Félix e este convida-a para uma festa em casa dele. Ela vai. Conheceram-se pelo Tinder, mas no primeiro encontro nada aconteceu. Ele descobre que ela tem dinheiro e alguma fama. Ela conta que já teve um esgotamento e ele confessa que também esteve muito em baixo quando a mãe morreu. Ela convida-o para ir a Roma à publicação do seu mais recente livro.
7 Eileen numa sessão de leitura d epopeia da revista para que trabalha, com a colega lésbica Paula.
Eileen telefona a Simon e conta-lhe que Alice vai a Roma. A seguir fazem um telefonema erótico, com a promessa de que se esquecerão dele e que quando se reencontrarem será como se nada se tivesse passado.
8 Eileen escreve a Alice: conta que Simon namora com uma jovem mais nova que ela e pergunta quem é Félix.
9 Em Roma, Alice diz a Félix dos amigos Eileen, muito bela, muito popular na escola, ao contrário dela, e Simon, também muito belo, que trabalha como assessor político num pequeno grupo parlamentar de esquerda e religioso. Félix e Alice revelam que são bissexuais.
10 Alice escreve a Eileen a contar que não tem relação amorosa com Félix e reflete acerca do que é escrever um romance.
11 Eileen sai mais cedo da festa de anos do amigo Karach e vai a casa de Simon, dorme com ele e na manhã seguinte vão à missa.
12 Eileen conta a Alice o que se passou com Simon, a quem conhece há 15 anos.
13 No hotel, finalmente Alice e Félix fazem sexo.
14 Alice conta a Eileen que esteve com Félix e que está apanhada por ele apesar de ter medo de voltar a sofrer.
15 Simon chama Eileen para casa dele: fazem amor e ele revela que se, para arranjar namorada, tiver de abdicar da amizade de Eileen, não o fará.
17 Alice e Félix, em Dublin, de novo. Ele visita-a e fazem amor, depois de uns dias sem ele responder as mensagens dela, por não lhe apetecerem compromissos.
18 Alice escreve a Eileen de Paris depois de chegar de Londres, onde apresentou o seu mais recente livro.
19 Eileen descobre que Simon tem uma namorada, mais nova, Caroline. Terá partido do princípio de que Eileen apenas queria ser amiga dele. 
20 Eileen escreve a Alice, desabafando sobre o seu pessimismo relativamente às relações amorosas e ao seu papel no mundo, sobre o seu ceticismo relativamente à beleza e informando que Alice deve providenciar dois quartos para ela e para Simon, e não um!
21 Félix sai com os amigos e vai bêbedo ter com Alice. Fodem e ela diz que o ama. Ele questiona se ela tem muito dinheiro, se não tem amigos e diz-lhe que não a ama, mas que a deseja e que sabe que apesar disso tem consciência de que ela não se deixa dominar.
23 Casamento de Lola: Simon diz a Eileen que estará à sua espera para falarem.
24 Eileen e Simon vão num comboio a caminho de Ballina.
25 Eileen e Simon visitam Alice. Félix chega a casa desta. Passam alguns dias junto. Simon terminou tudo com Caroline e dorme com Eileen: ficarão amigos ou namorados?
27 Eileen e Simon, cada um por sua vez, confessam a Félix que depois de dormirem juntos ela disse que preferia que continuassem amigos. Estão tristes. 
Festa de anos de Danielle, amiga de Félix. Damian, irmão dele, confronta-o por ele não querer assinar a venda que herdaram da mãe. Félix não quer ficar sem a casa.
28 Eileen queixa-se de Alice ter voltado a Dublin e ter estado meses sem lho dizer. Alice diz que estava psicologicamente incapaz e esgotada e pediu a Simon para não a informar. Eileen queixa-se de a ter visitado todos os dias no hospital e quando ela saiu refugiou-se em Ballina e esteve meses sem querer que ela a visitasse; e ainda por cima quer ficar a viver ali para sempre. Alice desculpa-se com a depressão e agride verbalmente Eileen. Esta sai da cozinha e bate com a porta. Simon recrimina Alice e vai atrás de Eileen.
Félix diz a Alice que a ama e que vai ficar tudo bem entre ela e Eileen. Alice diz que ainda toma Prozac e que julgava que já estava melhor do descontrolo psiquiátrico, mas não está. Félix diz-lhe que acha que se odeia a si própria e que escolheu isolar-se e que o escolheu porque se queria mutilar.
Eileen chora no quarto e queixa-se de que ninguém a ama. Simon diz-lhe que a ama. 
Eileen desce e encontra Alice: abraçam-se.
29  os dois casais acabam bem!









Sem comentários:

Enviar um comentário