A anomalia
Blake: Mata Ken, em Annemasse, Alpes. A 21 de março de 2021, mata Frank, em Quogue, Nova Iorque. No voo para NY, a 10 de março de 2021, o avião atravessa uma zona de enorme turbulência.
Victor Miesel: um tradutor escritor vai a Nova Iorque receber um prémio de tradução. O avião atravessa uma zona de turbulência tão intensa que o altera. Depois de regressar escreve um livro intitulado “A Anomalia” e suicida-se, a 22 de abril.
Lucie Bogaert: cineasta, editora de imagem, 28 de junho: depois de acabar a relação com André Vannier, de cuja teia amorosa se quis libertar, depois de uma viagem com ele a Nova Iorque, cujo voo, a 10 de março, atravessa uma zona de turbulência intensa, depois do último jantar, em que lhe oferece o livro “A Anomalia” de Victor Miesel, Lucie, em casa com o filho Louis, de 10 anos, é visitada pela polícia com um mandado de detenção.
David: 29 de maio: NY: com um cancro no pâncreas descoberto pelo irmão Paul oncologista, também estava no voo com turbulência intensa fustigado por granizo. Às portas da morte, no hospital, em NY, com Jodi a esposa sentada ao lado, é visitado por dois agentes que recolhem o seu ADN e saem.
A centrifugadora: 10 de março de 2021. O comandante Markle controla o atribulado voo Air France 006 Paris-Nova Iorque.
Sophia Kleefman: a 25 de junho de 2021 o FBI vai prender a família Kleefman: o pai Clark, tenente do exército americano, sempre em missões no médio-oriente, a mãe Avril, desiludida e com medo do marido, os miúdos Sophia e Liam. A 10 de março voaram, sem o pai, de Paris a Nova Iorque.
Joanna Woods: grávida de 3 meses de Aby Wasserman, desenhador ilustrador de imprensa que ela defendera contra um supremacista branco, e com quem viajou no voo de 10 de março, advogada da firma Denton & Lovell, convidada pelo cliente Sean Prior, da empresa Valdeo, a quem defende contra a firma Austin Baker, por causa do inseticida heptacloro, é convidada para ir à célebre reunião anual do Dolder Club. Dois agentes do FBI esperam por ela à saída.
O caso Miesel: Clémence Balmer, a editora de Miesel, recebe o livro e o mail de Victor. Edita rapidamente “A Anomalia” que rapidamente é um sucesso de vendas e de seguidores. Ilena Leskov, uma das mais recentes casos de Victor, ganha o estatuto de “viúva” oficial do agora famoso escritor.
Slimboy: cantor nigeriano, secretamente gay, com o êxito Yaba Girls, composto para homenagear as mulheres nigerianas, depois de ter voado no voo de 11 de março, está numa festa numa embaixada onde estão também o cônsul italiano Ugo Darchini, que teve de pagar um resgate pela filha raptada, e a cônsul francesa Helène Charrier. Agentes do MI6 rondam Slimboy.
Adrian e Meredith: 24 de junho: um polícia vai buscar o probabilista Adrian Miller, que trabalha secretamente para o Departamento de Defesa desde 11 de setembro de 2001, a Princeton, onde teve de deixar de mãos a abanar a apaixonada Meredith, topóloga britânica.
A brincadeira: a 10 de março, o comandante Markle é obrigado pelo National Military Command Center a acompanhar os dois caças para aterrar na Base militar McGuire de New Jersey e a seguir o protocolo 42 (criado pelo probabilista matemático Adrian Miller).
André Vannier: o arquiteto do Suryaya Tower, apaixonado de Lucie Bogaert: 27 de junho, Bombaim. Conhece-a há três anos. Durante um ano viveram juntos. Ela tem 30 e tal anos; ele 60 e tal. depois de resolver um problema relacionado com a espessura das estacas dos alicerces do edifício, apanha um avião de regresso a NY, no aeroporto JFK, um casal do FBI mostra-lhe a foto de Lucie e pedem-lhe que os acompanhe.
Primeiras horas: 24 de junho: Adrian Miller na Base militar McGuire de NJ: o casal do FBI fala-lhe do protocolo 42 (aparentemente resultante de uma hipótese); Tina Wang, com quem ele criou o protocolo, e que já não vê há cerca de 20 anos, virá juntar-se-lhe. O general Patrick Silveria do NMCC fala do voo AF006, comandado por David Markle, que às 19h03 foi reorientado para a Base McGuire: o protocolo 42 foi ativado porque um outro voo AF006 aterrou há mais de 4 horas no JFK, no horário previsto, com outro avião e outro piloto e outro copiloto; além disso, o avião do voo AF06 de 10 de março, ficou danificado como este, e era comandado por Markle e pelo mesmo copiloto, há precisamente 106 dias. Entram em contacto com Markle e este afirma que hoje (24 de junho) é 10 de março. A seguir mostram uma foto do Markle que aterrou em 10 de março: está no hospital a morrer com um cancro do pâncreas.
II
O momento: em que aconteceu a réplica e as consequências, nas pessoas: os originais estão presos para participarem nas investigações; as réplicas estão ali confinadas num pavilhão à espera. Blake conseguiu escapar. Adrian requereu os serviços de Meredith.
Sete entrevistas: a David Markle, que ainda não sabe que tem cancro; a André Vannier, que ainda não sabe que Lucie o deixou; a Sophia Kleffman, que adora a rã Betty e que se desenha toda riscada, com o pai, sem a mãe; a Joanna Woods, advogada, que recusa ser entrevistada, que ainda não sabe que está grávida; a Lucie Bogaert, mãe de Louis, de 10 anos; a Victor Miesel, que ainda não sabe que vai escrever “A Anomalia” e que se vai suicidar (e que sabe que aquelas perguntas foram copiadas do filme “Encontros imediatos de terceiro grau” de Spielberg); a Slimboy, que não sabe que vai publicar “Yaba Girls”.
Descartes 2.0: “penso, logo sou quase de certeza um programa” substitui o “penso, logo existo” e se não resolvermos o mistério desta “anomalia” no sistema de que fazemos parte, os responsáveis por este jogo, esta simulação, podem decidir desligar tudo.
Mesa 14: estão sentados Victor, David Markle, Slimboy (que compõe uma música que não parece ser Yaba Girls), a advogada Joanna Woods, a mãe de Sophia, a Lucie (mãe de Louis) com André Vannier.
E pur, si muove: a psicóloga Jamy Pudowski orienta uma reunião com os líderes de várias religiões. Nada se conclui sobre a causa ou a origem da anomalia.
Hangar: General Patrick Silveria: não há qualquer traço de Blake.
As perguntas de Meredith: Adrian Miller, depois de ouvir as questões existenciais ou sobre simulação humana programada, e avisado de que vai de helicóptero ser recebido pelo Presidente dos USA.
Alguns presidentes: o presidente americano e Adriana Miller telefonam ao presidente chinês e ao francês. Na China, o leitor fica a saber que aconteceu o mesmo com um avião com 320 passageiros, num voo interno, e os dirigentes chineses também acham que se trata de problemas de anomalia de simuladores.
The people have the right to know: os média querem saber o que se passa. Os June vão encontrar-se com os March.
III - A canção do nada (após 26 de junho de 2021): Blake de June mata Blake de March. Os americanos descobrem que na China aconteceu o mesmo com um avião. O presidente americano revela a verdade ao mundo. Blake apercebe-se de quem matou.
Um homem observa uma mulher: André Vannier de March e de June combinam estratégias para o futuro próximo.
O mundo de Sophias: dos encontros entre as duas Sophias resulta a verdade: o pai abusa dela.
Slimboys: depois de perceberem o que se passou, os dois fazem-se passar por gémeos e foram um dueto: os SlimMen.
Same player dies again: David Markle surge como substituto do David moribundo: irá lutar para não morrer também de cancro, apesar de ser pouco provável sobreviver. Jody, a esposa, sabe.
Woods vs Wasserman: Joanna March Wasserman, esposa de Aby, grávida e defensora do heptacloro para pagar o tratamento da irmã vs Joanna Woods, solteira, livre.
Uma criança, duas mães: Louis prefere a mãe Lucie June, a que ainda não terminou tudo com André, a que não se recrimina por ter um amante para o sexo apenas. Lucie March preferia proibir Lucie June de não ver Louis.
Retrato de Victor Miesel enquanto alma do outro mundo: Clémence apoia-o; Ilena desaparece de cena. Victor não se reconhece como suicida ou como autor de “A Anomalia”.
O Night Show: as duas Adriana Becker, aspirantes a atriz, no Colbert Show, na TV. Lá fora, manifestações de fanáticos religiosos que as consideram criações satânicas.
A voz dentro de Jacob Evans: Deus não perdoará esta blasfémia. Só Deus conhece o caminho. Jacob mata a tiro as duas Adrianas quando elas saem do edifício numa limusine.
Extinções: as televisões transmitem o crime. Torna-se necessário garantir o anonimato de todos os duplos.
Victor Miesel afirma numa conferência de imprensa que é da espécie humana na sua totalidade que a simulação espera a reflexão, uma reação, uma solução. Temos de ser nós próprios a salvar-nos.
Três cartas, dois e-mails, uma canção, zero absoluto: Joanna June despede-se de Aby e de Joanna March! André Vannier despede-se de André March! André Vannier June convida Lucie Bogaert June a tentarem evitar a separação que ocorreu entre o casal March.
Avril June é confrontada com a acusação do marido por abuso da filha.
A última palavra: 21 de outubro de 2021: o presidente dos USA ordena ao caça Super Hornet que um míssil AIM 120 seja lançado sobre o alvo match 4.
Victor é feliz em Paris, com Anne; escreve a sua versão da “anomalia”.
David Markle morre em NY, de cancro, pela segunda vez.
Em Lagos, o concerto dos SlimMen recebe Elton John.
O bebé de Joanna March irá nascer mais cedo do que previsto. O heptacloro foi retirado do mercado.
Joanna June conhece um novo homem, pouco importante.
Sophia June, a mãe e o irmão instalam-se em Akron, perto de Cleveland; Sophia March e a família, em Louisville.
Blake já não é procurado pelo FBI.
André March conheceu uma contrabaixista. As Lucie chegaram a acordo sobre as visitas do filho Louis. Lucie June está grávida de André June.
Adrian e Meredith estão em Veneza.
Em setembro o departamento de Defesa pôs fim ao protocolo 42.
O caça Super Hornet vê a trajetória do míssil: um terceiro voo Airbnb France 006, comandado por David Markle, com os mesmos passageiros.
Algo acontece a seguir.