domingo, 23 de abril de 2023

História de uma gaivota e de um gato que a ensinou a voar - Luís Sepúlveda


1 MAR DO NORTE

As gaivotas vão em migração e passam pela foz do rio Elba.

Kengah comenta que, ao contrário dos humanos, todas as gaivotas grasnam da mesma maneira.

O bando do Farol da Areia Vermelha desce a pique para apanhar um cardume de arenques. 120 gaivotas que se vão a outros bandos para a reunião anual na Biscaia. Kengah não ouviu o aviso de perigo porque estava dentro de água a apanhar o quarto arenque.

2 UM GATO GRANDE, PRETO E GORDO

Um rapaz vai de férias e deixa o seu gato, o Zorbas, em casa. Este tem apenas um pequeno tufo branco debaixo do queixo. Quis ir comer peixe porque estava farto do leite da mãe, foi apanhado por um pelicano que achava que ele era uma rã e foi salvo pelo garoto, que apertou o pescoço ao pássaro. 

Zorbas pensa que vai ser divertido ficar sozinho em casa durante um mês, mas não imagina o que lhe vai acontecer.

3 HAMBURGO À VISTA

Kengah foi apanhada por uma onda cheia de petróleo. Ficou coberta de negro. Irá sobreviver? O seu bando desapareceu, salvo. Com muito esforço conseguiu ao fim de muitas tentativas voar e chegar a terra, a Hamburgo. Mas ficou sem forças. Iria cair e estatelar-se?

4 O FIM DE UM VOO

Kengah caiu na varanda de Zorbas. Morreu depois de pôr um ovo. Zorbas prometeu que não o iria comer, que iria cuidar dele e que iria ensinar a gaivotinha a voar.

5 EM BUSCA DE CONSELHO

Zorbas foi a um restaurante italiano, o Cuneo, pedir conselhos ao velho gato Colonello: este foi com Zorbas miar com o gato Sabetudo.

6 UM LUGAR CURIOSO

O Sabetudo pertencia a Harry, um marinheiro que passou a ir viver em terra firme numa casa de três andares: o Bazar do Porto, onde estavam expostos milhares de objetos que ele foi recolhendo nas suas muitas viagens. Tinha um chimpanzé, o Matias, que não sabia fazer contas, e Sabetudo, um gato que leu todos os milhares de livros de Harry.

7 UM GATO QUE SABE TUDO

 O Sabetudo descobriu numa enciclopédia a solução para o problema: limpar a gaivota com benzina.

8 ZORBAS COMEÇA A CUMPRIR O PROMETIDO

Chegaram tarde: Kengah tinha morrido. Mas debaixo dela estava um ovo branco com pintinhas azuis. E o Zorbas aconselhado pelo Colonello e pelo Sabetudo deitou-se a abraçar o ovo junto à barriga para o aquecer.

9 UMA NOITE TRISTE

O Funeral miado da Kengah.

Segunda parte

1 UM GATO NO CHOCO

A gaivotinha nasceu ao fim de 20 dias. Chamou mamã a Zorbas.

2 NÃO É FÁCIL SER MAMà

Zorbas alimentou a gaivotinha com moscas. Ela adormeceu. Colonello encarregou o gato Secretário de ir buscar uma sardinha ao restaurante para a gaivotinha. Zorbas estava a cumprir a segunda promessa.

3 O PERIGO ESPREITA

Zorbas teve de esconder a gaivotinha debaixo de um vaso para o humano amigo do dono que vai tratar dele não a ver. 

Quando foi à areia fazer as necessidades, os dois gatos vadios saltaram para varanda para comer a gaivotinha. Zorbas reagiu, agrediu-os e eles fugiram. Tinha de arranjar um lugar seguro para a gaivotinha.

4 O PERIGO NÃO DESCANSA

Zorbas leva a gaivotinha para o bazar do Harry, mas lá também há perigos: as ratazanas, que Zorbas ameaça caso façam mal à gaivotinha.

5 PASSARITO OU PASSARITA?

O gato Barlavento revelou que era uma gaivotinha. Chamaram-lhe Ditosa.

6 DITOSA, NA VERDADE DITOSA

A gaivota cresceu e não queria aprender a voar, queria ser um gato. Matias o chimpanzé disse-lhe que os gatos queriam que ela engordasse para a comerem. Ela chorou. Zorbas disse-lhe que não a queriam comer, que ela era uma gaivota e nunca seria um gato. E que ele tinha prometido à mãe dela que a iria ensinar a voar.

7 APRENDENDO A VOAR

Ditosa viu 3 gaivotas a voar e ouviu a história do gato Barlavento e quis aprender a voar. Sabetudo consultou a enciclopédia na letra L de Leonardo da Vinci e ensinou-a (pontos A, B, C, e D), mas ela falhou.

8 OS GATOS DECIDEM QUEBRAR O TABU

Ditosa fez 17 tentativas de levantar voo e perdeu a confiança em si mesma. E Zorbas pediu aos amigos autorização para quebrar o tabu: falar com um humano para lhe perguntar o que haveria de fazer para ensinar Ditosa a voar.

9 A ESCOLHA DO HUMANO

Rejeitados o René, o chefe de cozinha, o Harry, o marinheiro, o Carlo, o chefe dos empregados do restaurante, que percebe de desporto, o garoto dono do Zorbas, que não percebe nada de voar, escolhem o poeta, dono da gata Bubulina: ele que voa com as suas palavras e faz os leitores sentirem vontade de voar.

10 UMA GATA, UM GATO E UM POETA

Zorbas foi falar com o poeta. Como Bubulina não autorizou que ele quebrasse o tabu, Zorbas começou a miar Rock e a tocar viola com o rabo. O poeta veio e depois de acreditar que não estava a alucinar ouviu a história da gaivotinha e decidiu ajudá-la, até porque vinha aí chuva…

11 O VOO


Sem comentários:

Enviar um comentário