Platónov
• Anna Petrovna Voïnítseva, jovem viúva de um general, de quem não gostava. Convida um grupo de amigos e ricos credores (a quem deve muito dinheiro) todos os verões para sua casa de férias de campo. É cúmplice de Platónov.
• Serguei Pavlovitch Voïnítsev, filho do general Voïnítsev de um primeiro casamento. Há 3 anos que acabou o curso e podia trabalhar como professor numa universidade, mas não aceita. É um mero mestre-escola.
• Sophie Égorovna Voïnitíseva, esposa recente de Serguei Voïnítsev, portanto, quase nora de Anna Petrovna, que não sabe que ela foi um antigo amor de Platónov. Reencontra-se com Platónov 5 anos depois, em casa de Anna Petrovna. Quer reavivar a chama com ele.
• Mikhaïl Vassilievitch Platónov, um intelectual altivo da pequena nobreza, que se tornou professor no campo por despeito contra a sociedade. Não acabou o curso universitário. Poderia ter sido ministro, mas desistiu É um jovem que parece alegre, espontâneo, que parece amar a vida. Mas, na realidade, ele é exatamente o oposto, manipulador e cínico. Quer que os amigos se interessem por ele. Gosta de multiplicar aventuras, com Sofia, embora tenha uma esposa, Sacha, a quem considera um pouco como sua filha. Viveu 6 meses isolado, como que a hibernar, com Sacha.
• Alexandra Ivanóvna (Sacha), esposa de Platónov, filha de Ivan Ivanovitch Triletsky, com quem ralha por beber de mais. Tem já um filho de Platónov. Ela modera Platónov, é o ninho dele, a família, mas não é muito amada por ele.
• Ivan Ivanovich Triletsky, coronel aposentado; sogro de Platónov;
• Nikolai Ivanovich Triletsky, filho do coronel. Bajula Anna Petrovna. É um comilão. Perspetiva casar-se com a Grékova. Acha que a Grékova não suporta Platónov. É mulherengo e paga a mulheres. Acha que Sophie fala de mais. Diz-se amigo de Platónov.
• Porfírii Semiónovitch Glagóliev 1, proprietário de terras vizinho de Voïnítsev. Deseja secretamente casar-se com Anna Petrovna. Irá comprar a propriedade dos Voinítsev?
• Kirill Porfyrievich Glagóliev 2, filho de Porfírii. Chega de Paris, aparece na casa de Anna Petrovna e ralha com o pai, exigindo-lhe dinheiro para voltar para Paris.
• Guérassim Kuzmitch Pétrin, proprietário de terras vizinho. Interessa-lhe que Glagóliev case com Anna Petrovna, para ver se ela lhe paga uma dívida contraída pelo defunto general.
• Pavel Petrovich Scherbuk, vizinho proprietário de terras, alferes de Guerra reformado. Queixa-se da velha mulher e do amante ruivo dela que o quererão matar. Gosta de Sophie; andou com Serguei, o marido dela, ao colo. Também é credor de Anna.
• Maria Efimovna Grékova, rapariga de 20 anos. O filho de Trilévsky quererá casar com ela. Platónov goza com ela e Sacha exige que ele peça desculpa. Mais tarde, Platónov beija-a, por estar bêbedo e ela chama-lhe invulgar patife.
• Abram Abrámovitch Vengueróvitch, 1 judeu rico.
• Issak Abrámovitch Vengueróvitch 2, judeu filho de Abram, despreza Platónov por o achar um parasita e por ele gozar com o pai ao vivo.
• Timofeï Gordéïevitch Bugrov, rico comerciante. Empresta dinheiro a Trilétski filho. Compra letras a Voinítsev e fica cada vez mais credor.
• Ossip, rapaz de 30 anos, ladrão de cavalos, assassino, passa os invernos na prisão. Despreza Abram Vengueróvitch. Platónov satiriza-o. Abram contrata-o para aleijar Platónov.
• Marko, moço de recados de um velho juiz
• Servos dos Voinítsev: Vassili, Iákov, Kátia ...
X
Trilétski afirma a Platónov que a Grékova não é parva, mas sim uma vítima.
Vengueróvitch 1 encarrega Ossip de dar uma tareia a Platónov
XI
Trilévski fala mal, com aparente cumplicidade com Platónov, dos Voinítsev (especialmente da frieza de Sophie) e dos Vengueróvitch, cujo dinheiro "financia" esta festa. E da generala Anna Petrovna.
XII
Glagóliev 2 diz que o pai quer casar com a generala. Mas ele próprio parece interessado e acha que ela pode interessar-se pelo dinheiro dele.
XIII
Anna Petróvna acha muita piada a Platónov. Estão embriagados.
Ele diz-lhe que também a ama, com um amor muito superior àquele que ela lhe propõe.
Se fosse capaz de lhe mentir, já há muito que seria seu amante.
XIV
Anna Petrovna diz a Glagóliev 1 que recusa casar com ele.
XV
Grékova sai da festa zangada com Trilévski por ele não a defender contra Platónov.
XVI
Glagóliev 2 parece ter ciúmes do pai e diz-lhe que o estão a chamar, para ele parar de conversar com Anna.
XVII
Glagóliev 2 propõe a Anna casarem (pelo dinheiro do pai dele). Ela recusa.
XVIII
Platónov acusa Sophie de se ter deixado perder a elegância e de se ter casado mal, com um “pigmeu” cheio de dívidas.
XIX
Sophie despreza o médico Trilétski.
XX
Glagóliev 2 engana o pai: diz que seduziu Anna oferecendo-lhe dois mil rublos.
XXI
Sofia decide entregar-se a Platónov.
SEGUNDO QUADRO
I
A escola, uma clareira, o bosque, de noite, depois da festa do Ato I e do início do Ato II
Ossip é bem tratado por Sacha. Ossip está obcecado pela generala, a quem beijou, a pedido dela, à beira do rio?
II
Sacha respeita e ama ingenuamente, como esposa, Platónov.
III
«Micha» Platónov regressa bêbedo. O Glagóliev 1 terá tido um ataque provocado pelas mentiras do filho.
Platónov acha Sacha ingénua e inculta, mas gosta dela, especialmente porque ela é uma boa esposa e o atura.
IV
Monólogo de Platónov, de arrependimento pela forma como falou com Sophie.
V
Vengueróvitch, bêbedo, vem provocar Platónov: este critica-o por ser jovem e não ser idealista.
VI
Anna Petrovna vem ter com Platónov e exige-lhe que se amem sem demora, mas…
…aparece Trilétski, o pai de Sacha, a pedir que ela o deixe dormir na escola, por estar demasiado bêbado.
Anna combina que Platónov espere que Sacha adormeça e que vá ter com ela.
Ossip viu tudo e está com ciúmes: Anna diz-lhe que que dispare para o ar quando Platónov for ter com ela, para enganar Vengueróvitch. Ossip fica desvairado de ciúmes.
Quando Platónov sai, Ossip aparece: Platónov convence-o a ir roubar a corrente de ouro de Vengueróvitch. Sacha chama Platónov para dentro. Ele diz-lhe para ir dormir e vai a caminho… mas aparece Katia, a criada de Sophie com uma carta desta a combinar um encontro amoroso às 4 da manhã. Vai a caminho de Sophie.
Ossip aparece na escola à procura de Platónov e diz a Sacha que ele foi ter com a generala. Sacha diz que se vai matar debaixo do comboio.
TERCEIRO ATO: uma sala da escola
Há 3 semanas que Platónov e Sofia se encontram.
Ela contou tudo ao marido e pede a Platónov que fujam para a felicidade. Ele julga que ela cometeu um grande erro, porque acha que não é digno dela nem a conseguirá fazer feliz.
Combinam fugir, às 10h, no dia seguinte.
Platónov monologa, lamentando ter perdido Sacha e o filho, e a generala.
Platónov recebe uma notificação do juiz por ofensas à Grékova. Pede ao mensageiro que leve um bilhete com um pedido de desculpas e de despedida à Grékova.
Bebe.
Anna Petrovna pede-lhe que reaja, que pare de beber e oferece-lhe dinheiro para ele ir viajar um mês e se recompor. Ele diz que não pode, que vai fugir. Ela bebe e chora e diz que o ama. E vai-se.
Entra Ossip para matar Platónov. Lutam. Sacha surge. Ossip desiste e sai. Sacha voltou porque Kólia, o filho de ambos, está doente. O irmão dela, o médico Trilétski, não ligou nada.
Sacha está quase a perdoar Platónov mas este diz-lhe que é com Sofia, uma mulher casada, que tem um caso e não com Anna Petrovna e ela vai embora.
Voinítsev vem desafiar Platónov para um duelo, mas começa a chorar e pede-lhe que a devolva.
QUARTO ATO
Platónov desapareceu, faltou ao encontro com Sophie. Voinítsev pede a esta que fique com ele.
Ossip é morto por camponeses.
Voinítsev conta a Anna Petrovna que Sophie é amante de Platónov e que tinham combinado fugir, mas que ele desapareceu. A generala fica atónita.
Afinal a propriedade de Anna Petrovna foi comprada por Abram Abrámovitch Vengueróvitch e ela e Voinítsev terão de sair até ao Natal. Restam-lhe as minas.
Anna considera que tudo se pode resolver ainda!
Platónov aparece e diz a Sophie que acabou tudo. Aparece Trilétski a dizer que Sacha se tentou matar. Anna ralha com Platónov. Surge a Grékova a dizer que perdoa Platónov.
Como terminará Platónov e com quem?
Sem comentários:
Enviar um comentário