Sinopse
Desde que foi estreada, em Janeiro de 1904, pelo novo Teatro de Arte de Moscovo (com Olga Knipper, a mulher do dramaturgo, no papel da Senhora Ranevsky e Stanislav no de Gaiev), que a última peça de Anton Pavlovich Tchekov (nascido em 1860 e que viria a falecer seis meses depois da estreia) tem sido considerada uma das maiores experiências teatrais de sempre. Com uma acção e um diálogo simples, O Pomar das Cerejas, retrata o fim de uma época, a da velha ordem semi-feudal russa, sendo este fim simbolizado pela venda de um pomar de cerejas.
A peça funciona como uma espécie de montra para as acutilantes observações de Tchekov sobre as fraquezas das suas personagens e para as suas reflexões sobre a iminente dissolução do mundo da aristocracia russa e da vida, tal como ela era vivida, nas enormes propriedades rurais. Embora tanto o tema como as personagens sejam, de certa forma, intemporais, a técnica dramática da peça foi uma inovação de Tchekov. Nesta, bem como noutras peças, ele desenvolveu o conceito de "acção indirecta", em que a acção dramática se desenrola fora do palco, e o significado da peça gira à volta das reacções das personagens a acontecimentos que não presenciados pelos espectadores.
Esta obra é um convite a todos os amantes do teatro e da grande literatura a penetrarem num mundo de personagens memoráveis cujos receios, esperanças, amores e características humanas são retratados de uma forma brilhante num inesquecível marco do mundo do teatro.
A peça funciona como uma espécie de montra para as acutilantes observações de Tchekov sobre as fraquezas das suas personagens e para as suas reflexões sobre a iminente dissolução do mundo da aristocracia russa e da vida, tal como ela era vivida, nas enormes propriedades rurais. Embora tanto o tema como as personagens sejam, de certa forma, intemporais, a técnica dramática da peça foi uma inovação de Tchekov. Nesta, bem como noutras peças, ele desenvolveu o conceito de "acção indirecta", em que a acção dramática se desenrola fora do palco, e o significado da peça gira à volta das reacções das personagens a acontecimentos que não presenciados pelos espectadores.
Esta obra é um convite a todos os amantes do teatro e da grande literatura a penetrarem num mundo de personagens memoráveis cujos receios, esperanças, amores e características humanas são retratados de uma forma brilhante num inesquecível marco do mundo do teatro.
O pomar das cerejeiras
• Sra. Liubov Andréievna Ranévsky é a dona da propriedade. Esteve 5 anos no estrangeiro, em Paris. Chega à Rússia, de viagem. Dizem que sempre esbanjou o dinheiro. Casou com um homem que contraiu muitas dívidas, alcoólico, que faleceu. Depois apaixonou-se por outro homem e fugiu com ele. O filho Grisha morreu afogado no rio. Comprou uma casa de campo em Mentone, mas já a vendeu. O amante que a tinha roubado e traído quer que ela regresse a Paris.
• Anya é a filha de Liubov, tem 17 anos. Egoísta, não liga nada à conversa de Duniasha.
• Bárbara é a filha mais velha, adotiva, de Liubov, tem 27 anos. Não parece querer casar-se com Lopakin.
• Pedro Trofimov é um tutor e estudante e tem interesse amoroso por Anya. Era tutor de Grisha, filho que faleceu da Sra. Ranevsky. É muito feio? Tem quase 30 anos. Despreza os ricos fúteis e defende os pobres. Convence a amada Anya de que a Rússia inteira é o pomar deles e que o pomar de cerejeiras é irrelevante porque é como se as cerejeiras representassem as almas dos servos explorados pela família Ranevsky.
• Boris Borisovich Simeonov-Pishchik é um proprietário vizinho.
• Leonid Andreieveitch Gaiev é o irmão da Sra. Liubov. Diz que têm uma tia condessa muito rica em Yaroslav. Pede a Anya que vá lá e que tente seduzir a velha. Não gosta de Iasha. Ofereceram-lhe um lugar num banco, mas a irmã não quer que ele se rebaixe.
• Iermolai Alexeievitch Lopakin é um comerciante abastado, filho de um camponês. Admira a Sra. Ranevsky, diz que a ama mais do que a uma irmã, mas ela despreza-o e diz-lhe para se casar com Bárbara. Tem de partir de comboio para Karkov, durante 1 mês. Insiste com o aluguer da propriedade para salvar a situação.
• Carlota Ivanovna é uma governanta de Anya. Sente-se inútil e invisível.
• Simão Efikodov é um escriturário, funcionário da propriedade de Liubov. É azarento.
• Duniasha é uma empregada. Terá sido proposta em casamento por Efikodov. Apaixonou-se por Iasha.
• Firs é um servo, tem 87 anos. Está surdo.
• Iasha é um jovem servo da Sra. Ranevsky. Não quer que ninguém saiba que Duniasha se apaixonou por ele.
• Um vagabundo pede esmola e a Sra. Ranevsky dá-lhe uma moeda de ouro.
ATO 1 Maio, as cerejeiras estão em flor. A propriedade vai ser vendida em 22 de agosto, para pagar a hipoteca. A outra solução é arrendá-la para se construírem casa de campo e deitar abaixo o pomar de cerejeiras.
ATO 2 Lopakin compra a propriedade de Liubov Ranésvski para derrubar as cerejeiras do pomar e construir casas de campo.
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