El Midas McAlister conta que tudo aconteceu quando tentavam "resuscitar el pájaro a la Araña Salazar, que lo llevaba muerto ente las piernas desde el accidente" a cavalo.
Agustina protegia, em criança, o irmão Bichi, vitima de maus tratos paternos.
Aguilar recebeu ajuda da, para ele, desconhecida tia Sofi, para cuidar da louca Agustina, que passa o tempo a encher pratos e panelas de água para lavar tudo em casa.
O músico Nicolás Portulinus, de Sasaima, avô de Agustina.
Aguilar ama Agustina, a esposa louca. Vive há 3 anos com ela, em Bogotá. A única coisa que ela disse foi: "Olha para a minha alma nua!
O Midas McAlister conta a Agustina que o Araña partiu a espinha quando caiu e foi para Houston Texas tentar salvar-se, tal como o fizera, sem sucesso, o pai de Agustina, Carlos Vicente.
O Midas conta à sua antiga amada, a louca Agustina, esse passado em que aconteceu o problema com o Araña.
Bichi é o terceiro filho de Carlos Vicente Londoño. O primeiro é Joaco, Joaquim, que não se chamou Carlos Vicente porque o pai chegou atrasado ao registo. O segundo filho foi Agustina. O terceiro finalmente se chamou Carlos Vicente, mas rejeitou o nome e chama-se Bichi e não é nada parecido com o pai, mas sim com a mãe. Joaquim, sim, é valdevinos como o pai.
Aguilar recusou, por telefone, que a sogra, Eugenia, levasse Agustina para um spa na Virgínia, para a curar.
O avô Portulinus casou com Blanca Mendoza, sua aluna de piano.
Aguilar tem dois filhos de Marta Elena: Toño e Carlos. Foi visitá-las sozinho e Agustina ficou a pintar a sala. Aguilar não gosta do facto de Agustina ter uma idade mais próxima da deles da que da sua.
Agustina era muito agourenta e, mais uma vez, avisou que algo de grave iria acontecer se Aguilar fosse sozinho, como foi.
O Midas conta como, no passado, fez enriquecer o pai e o irmão de Agustina, intermediário na privatização da Telefónica, lacaios do Araña e de outros como Courtois, dono do Esplanade, Jorge Luís Ayerbe, que massacrou uma aldeia de índios no departamento do Caucas, Ronald Silverstein, o gringo agente da DEA.
Quando era criança Agustina e Bichi brincavam de calças baixadas e excitavam-se com fotos que Agustina roubara ao pai, onde se via a Tia Sofi nua com grandes tetas.
A Tia Sofi não sabe porque Agustina delira e tem o vício de lavra a casa toda. Aguilar não sabe quem é o homem com quem Agustina esteve no quarto de hotel onde foi encontrada.
Agustina adorava o pai, mas nem chorou nem foi ao seu enterro.
Blanca ficou baixa e gorda.
Agustina apesar de aborrecida por não ir com Aguilar brinca com ele.
Midas promete ao Araña que o cura!
Agustina tem menos 16 que Aguilar. Passavam domingos fabulosos sozinhos em casa.
Aguilar vigia o hotel: uma rapariga do hotel, com ar rebelde, chama-lhe a atenção.
Era o Midas que garantia a riqueza da família de Agustina, graças à cocaína colombiana. Nessa altura, o Midas engravidou Agustina e negou casar com ela.
Aguilar, enganando a rececionista, vai procurar pistas ao hotel Wellington, quarto 413, onde encontrou Agustina enlouquecida.
Don Pablo (Escobar?), o Padrinho!
Agustina e Aguilar faziam sempre amor ao domingo. Agora, ela chama-o porque quer fazer crucigramas no jornal e à tarde já não se lembra do nome de Aguilar.
Quando era pequena, o único e melhor momento que Agustina passava com o pai era quando, antes de dormir, iam trancar todas as portas da casa, no bairro Teusaquillo (depois mudou-se para La Cabrera) quando o pai se separou da mãe, por causa da tia Sofi?
O avô de Agustina, Portulinus, e a pantufa perdida.
Aguilar pergunta, sem sucesso, a Agustina, quem é o homem da voz da gravação que telefonou três vezes para irem buscar Agustina ao hotel.
O Midas continua a contar a Agustina a operação “Lázaro” para ressuscitar o “pássaro” do Araña: expulsou 3 mulheres que se diziam primas de Pablo Escobar.
Agustina tem a língua em ferida. Durante alguns momentos parece recuperar alguma lucidez: faz sopa e chama Aguilar pelo nome. Depois volta ao delírio.
Agustina antes dos 15 anos: conversa com a mãe, o que muito raramente acontece. A mãe prepara-se para sair com o pai, mas ele telefona a dizer que não pode. Discutem. Sozinha, Agustina pega no secador da mãe e seca a língua, queimando-a.
O Midas conta a Agustina que Misterio, um capanga de Pablo Escobar, lhe pediu que arranjasse 200 milhões de dólares para dois dias depois e lhe devolveria o quíntuplo. Como arranjar tal soma em tão pouco tempo?
A tia Sofi conta que era amante do pai de Agustina e que ele a fotografou porque era fã da Playboy. Ela morava com eles na casa de La Cabrera. O problema terá sido que as fotos foram descobertas.
Aguilar, professor universitário de classe média, foi apresentado a Agustina à saída do cinema: ela tinha menos 16 anos do que ele e vivia sozinha, hippie e rica, com uma semanada dada pela família. Ele percebeu que estava apaixonado no dia em que ela lhe apertou os atacadores desapertados, num jardim.
O Midas tentou levantar o pássaro do Araña com um casal sadomasoquista: ela chamava-se Dolores.
O dinheiro para Pablo Escobar foi-lhe entregue.
No passado, Agustina engravidou do Midas e perdeu o filho. Engravidou de Aguilar e perdeu também o bebé. Quis tenta novamente e Aguilar disse que sim.
Agustina viu o primeiro morto e teve a primeira vez o período, aos 12 anos.
Anita a Desparpajada do hotel encontra-se com Aguilar e entrega-lhe a mala de Agustina. Ele leva-a a casa de carro. Rebenta uma bomba na esquadra da polícia de Paloquemao.
Portulinus diz a Blanca que quem o inspira é Farax, um ser imaginário. Abelito Caballero apresenta-se-lhe para ter aulas de piano e impressiona Eugenia e o próprio Portulinus: este diz a Blanca que é ele Farax…
Midas conta que ao tentarem reanimar o pássaro do Araña, Dolores acaba por ser morta, em vão porque o Araña não tem sucesso.
O Midas conheceu Agustina aos 13 anos, apresentado por Joaco, em casa dela. E apaixonou-se imediatamente por ela.
Agustina delira e imagina que o pai, morto há alguns anos, voltou para ela, e despreza Aguilar e Sofi, no seu delírio, bem como a mala que Aguilar trouxe do hotel.
Para conquistar a atenção do pai, a jovem Agustina todas as noites saía com um rapaz diferente e chegava 15 minutos depois da hora combinada com o pai. Limitava-se a tocar nas Grandes Velas dos rapazes…
Continua a atração de Portulinus e Bianca e Eugénia por Farax, que vai viver meses na casa e provocar ciúmes…
O Midas conta que tudo correu mal: a polícia quer descobrir quem matou a enfermeira Dolores” e Pablo Escobar não devolveu os 200 milhões nem nada e rebentou o restaurante club l’Esplanade com uma bomba e diz que vai fazer sofrer o país…
Para se vingar do pai, que mais uma vez lhe bateu, o Bichi mostra à família as fotografias nuas da tia Sofi. Esta e o pai são expulsos de casa e a mãe Eugenia não perdoa ao Bichi ser, daquela maneira, a causa da desgraça da família.
O Midas quando era adolescente era pobre e nunca convidou Joaco ou os amigos ricos para verem onde morava.
Parece que nos dias em que Agustina ficou sozinha, sem Aguilar, Joaco a convidou para ir à propriedade de terra fria, com a mãe, Eugenia, com o Midas, com a mulher de Joaco. E que Joaco diz que o Bichi virá do México daí a dias, com o namorado. E Joaco diz que ele não porá os pés em nenhuma propriedade da família, que Joaco agora gere. E parece que Agustina terá saído de casa aos 17 anos, hippie e grávida do Midas, para fazer um aborto, e nunca mais voltou à família porque entretanto conheceu Aguilar.
Joaco exige a Agustina que tire as luvas, à mesa. Está furioso e ela recusa e começa a sair de si.
Nicolàs Portulinus, teve uma irmã, Ilse, que enlouqueceu e se atirou ao Reno.
A tia Sofi quer que Aguilar leve Agustina a médicos especialistas. Ele revela que nos 3 anos em que viveram juntos, Agustina teve crises frequentes, especialmente de melancolia e ausência, e ele sempre conseguiu resolver esses maus momentos.
O Midas, para resolver a discussão de Joaco com Agustina, pega nela e sai da quinta da terra fria com ela. Ela delira, pelo caminho, mas depois melhora. Fumam um bareto e ele sugere-lhe que ela vá com ele tentar descobrir onde está a enfermeira desaparecida. Midas sabe que a enfermeira Dolores foi morta pelo Araña, mas uma cena de vidência podia fazer esquecer o assunto no Club Aerobic’s.
Abelito ou Farax começa a perturbar a vida do casal Portulinus e Bianca.
A intenção do Midas saiu gorada: Agustina grita no Aerobic’s que Dolores for morta ali, com muito sangue,… E entra em delírio. O Midas leva-a para casa dele e como ela fica cada vez mais delirante liga a um capanga do club, o Rorro, e pede-lhe que a deposite no hotel Wellington.
Aguilar, expulso de casa pela loucura psicologicamente agressiva de Agustina, dorme em casa da ex-mulher, Marta Elena, e dos filhos, com quem viveu durante 17 anos. Saiu de lá há 3 anos, mas as roupas dele ainda continuam penduradas no guarda-vestidos.
Nicolàs Portulinus atirou-se ao rio e morreu ou regressou à Alemanha numa noite em que Eugenia ficou sozinha a tomar conta dele? E Farax desapareceu logo a seguir?
Qual Blimunda, Agustina vai com Sofi a casa de Marta Elena resgatar Aguilar: um dos episódios mais engraçados do livro!
Aguilar, Agustina e Sofi vão a Saraiva recuperar os diários de Portulinus e de Blanca. Pelo caminho, de carro, com Agustina no banco de trás, Sofi conta o que se passou no dia em que Bichi mostrou as fotos nuas de Sofi. Incrivelmente, Eugenia ralha com Joaco por ter tirado fotografias nuas a mulheres e Joaco responde que não voltará a fazê-lo. A família não se desfaz, apenas Bichi e Sofi não aguentam mais e saem da casa para não mais voltar.
Afinal o que aconteceu a Midas foi o seguinte: as 3 primas de Pablo Escobar que Midas expulsou do Aerobic’s por serem demasiado novas e magras foram-se queixar e Pablo resolveu dar uma lição a Midas: através do capanga Misterio pede 200 milhões a Midas e este vê-se obrigado a pedir esse dinheiro só Araña e a Ronny Silver; Pablo nunca devolveu o dinheiro, mas disse ao Araña que o tinha devolvido a Midas e agora o Araña persegue o Midas. E este refugia-se para sempre em casa da mãe, que tinha ocultado toda a vida para não perceberem que ele era pobre. É procurado pela DEA por lavagem de dinheiro. E apenas Agustina sabe onde ele está e o procura para ele lhe contar o que aconteceu para ela entrar em delírio.
Regressado de Sasaima, Aguilar, antes de ler os diários de Portulinus e Bianca, vai encontrar-se com Anita, que lhe diz que tem informações muito importantes para lhe dar. Antes, o Bichi telefona a dizer que os vai visitar. E Aguilar pede a Sofi que lhe conte como foram ela e o Bichi parar ao México.
Aguilar encontra-se com Anita e com ela chega a Rorro, que lhe explica o que aconteceu.
Em casa, Agustina pede a Aguilar que ponha uma gravata vermelha para receberem Bichi. Tudo acaba bem!?