Love - Toni Morrison
https://lilianacosta.com/amor-2/
INTRO A ITÁLICO
Reflexão de L acerca de Silk, de Up Beach, do Cosey resort e hotel, para negros, dos cabeços de polícia que castigavam os adúlteros e os pecadores.
I.RETRATO
Espaço: Monarch Street, Silk, Flórida
Personagens:
Sandler Gibbons e Vida Gibbons e o neto Romen, filho da sua única filha Dolly, que era militar tal como o marido, e morreram. Vida trabalha. Sandler é reformado.
Bill Cosey, o rico e encantador proprietário que terá sido morto.
Junior Viviane, a jovem de minissaia que pergunta a Sandler onde moram as Cosey: Christine e Heed, a viúva de Bill.
II.AMIGO
Vida tinha trabalhado no Hotel de Bill, o Cosey’s Hotel. L era a cozinheira.
Dolly nasceu em 1962, tinha Vida 17 anos. Heed aguentou o Hotel na velhice de Bill. May era a enteada, cleptomaníaca.
Quando Bill morreu foi L que restabeleceu a ordem no hotel. Mas depois despediu-se e Heed e Christine não conseguiram manter a qualidade do hotel.
Bill tinha sido “amigo” de Sandler: convidara-o várias vezes para a pesca, no seu barco elegante e tinha-lhe oferecido um bom emprego.
Romen liberta uma rapariga que estava a ser violada numa festa pelos seis amigos dele. Passou a ser perseguido por isso.
III.DESCONHECIDO
A Colónia era um local de onde vinham os Rurais, marginais que se portavam mal nas escolas e enfrentavam os State Troopers. Júnior Vivian era uma das muitas raparigas de Colónia, filha de Vivian e de um pai ocasional, Ethan Payne Jr que ele queria conhecer.
A estudar no Distrito 10, o seu único amigo era Peter Paul Fortas, filho do gerente da fábrica de engarrafamento.
Fugiu de Colónia com 11 anos, por causa dos maus tratos dos tios. Esteve presa por ter roubado uma boneca e passou a adolescência numa casa de correção.
Agora estava a viver em casa das Cosey.
Reflexão de L acerca das Cosey. L trabalha no restaurante Maceo’s desde que saiu do Cosey’s, abandonando as Cosey depois de Bill morrer. L começou a trabalhar para Bill desde que tinha 14 anos. Observa Junior.
IV.BENFEITOR
As questões entre Heed e Christine.
Heed não sabe porque foi escolhida por Bill, para se casar, com 11 anos. Mas foi.
Como no testamento só se refere a “doce menina Cosey” Christine reivindica a herança que foi atribuída a Heed.
May morreu em 1976.
Christine chegou a ser quase prostituta. Fugiu do hotel Cosey, onde vivia com a mãe, May, para o bordel de Manila aos 16 anos, em 1943.
Foi resgatada pelo primeiro-cabo Ernest Holder, com quem se casou. Depois Fruit, alguns outros casos e, por fim , o Dr. Rio que a manteve até se fartar e depois abandonou-a e ela destruiu-lhe o Cadillac. Em 1947 tinha estado já 4 vezes na prisão.
Christine considera-se a última parente de sangue viva de Bill e acha que é ela que tem direito à herança. Há vinte anos que acha isso.
L tinha 14 anos quando a primeira mulher de Bill Cosey, Júlia, morreu. Tinham um filho, Billy Boy.
Billy Boy casou com May, que se tornou uma “escrava” de trabalho para os Cosey. A princípio trata da cozinha com L e Billy Boy era o responsável pelo bar. Depois L ficou a gerir a cozinha e May fazia a contabilidade.
Em 1935, Billy Boy morreu.
Em 1942 o hotel era uma grande atração turística.
Bill, com 52 anos, casou com Heed, de 12 anos, mas ela nunca engravidou.
May tivera uma filha de Billy Boy, Christine, que era a melhor amiga de Heed.
Christine só voltou ao hotel quando Bill morreu, em 1971. May tinha como que enlouquecido: usava um capacete militar. Heed queria internar May, mas L recusou. May herdou o hotel, mas Heed não aceitou isso. Christine revoltou-se e tentou matar Heed com uma navalha, mas foi travada por L.
Em 1975, Christine entrou na casa de Heed a reivindicar ali um espaço para tratar de May, doente.
Reflexão de L: Bill Cosey teria uma amante favorita, Celestial.
V.AMANTE
Junior e Romen fazem sexo por todo o alado, ocultamente.
Junior aos 15 anos matou o administrador da Casa de Correção, que a queria violar, e esteve presa 3 anos.
Agora idolatra o Homem Bom (o homem do quadro, Bill Cosey) e gere a relação entre ela e Christine e Heed, as duas velhas.
VI.MARIDO
Em 1945, Bill, como tinha muito dinheiro construiu a casa de Monarch Street, no alto, onde agora é Oceanside.
Em junho de 1947, Christine aparece no Cadillac de Bill, com ele.
Em 1943, quando Heed regressou da lua de mel, Christine e a mãe tornaram-se suas inimigas e gozavam com a sua ignorância e falta de classe. Duas semanas depois, Christine partira.
Christine, com 12 anos, protegia a amiga pobre, Heed. E brincava com ela, eram as melhores amigas uma da outra. Depois Heed casou-se com o avô de Christine e esta foi para um colégio interno até aos 16 anos.
Quando voltou, em 1947, com dezasseis anos, gozou com os erros gramaticais de Heed e esta revoltou-se e foi castigada por Bill. Quando regressaram de um passeio, ela May e Bill, Heed tentara pegar fogo ao quarto de Christine. Christine teve de partir novamente e foi aí que foi para o Manila.
VII.GUARDIÃO
Bill esperou que Heed tivesse o período para a levar de lua de mel.
Junior e Ramon.
VIII.PAI
Christine deixou o marido Ernie porque ele a traiu. Conheceu Fruit e passou 9 anos com ele.
Ainda casada, Heed teve um caso com Knox Sinclair, um hóspede da idade dela, de quem engravidou, mas o bebé nasceu morto.
Junior vai com Heed ao hotel para falsificarem um testamento num livro de ementas. Christine aparece de repente e Heed dirige-se a ela, mas Junior puxa a carpete ela cai num buraco, para o piso de baixo. Christine desce a correr para agarrar Heed nos braços. Junior vai-se embora no carro e deixa-as ali. Na Monarch Street, fode com Ramon e mostra-lhe o testamento onde terá escrito e conta-lhe que deixou as duas velhas no hotel
IX.FANTASMA
Romen salta da cama, pega no carro sem ouvir Junior e vai ao hotel.
Chega junto de Heed e Christine. Estas tinham estado a falar do passado: amavam-se aos doze anos e o casamento de Heed com Bill destruiu-as.
Ramon leva Christine para casa. Heed está morta. Em casa, Christine diz a Ramon para prender Junior num quarto e para levar Heed à morgue.
Na reflexão final, L confessa que, embora trabalhasse para Bill Cosey e muito o admirasse, isso não a impediu de o assassinar e de adulterar o seu testamento a favor das mulheres de 1 Monarch Street, já que Cosey nada lhes deixava: deixava a sua herança a Cellestial, uma das suas jovens amantes, a preferida de Cosey.