sábado, 1 de agosto de 2020

A Obra ao Negro - Marguerite Yourcenar


Tenho fruído grandes prazeres: rendo graças ao Eterno, que todos os anos nos traz um novo contingente de moças núbeis, e um novo vinho cada Outono que passa; às vezes penso para comigo que tenho passado a bela vida de um cão estendido ao sol, com o seu largo quinhão de rixas e alguns ossos que roer.


A OBRA AO NEGRO - Marguerite Yourcenar


PRIMEIRA PARTE: A VIDA ERRANTE


O LONGO CAMINHO: 

Henrique Maximiliano Ligre parte de Bruges para Paris para lutar nas tropas do rei de França. É sobrinho do cónego Bartolomeu Campanus.

Zenão parte para Santiago de Compostela. Wiwine era uma donzela apaixonada por Zenão.


OS TEMPOS DE INFÂNCIA:

Messer Alberico de’Numi, pai de Zenão, contemporâneo de da Vinci e Miguel Ângelo, vindo de Itália, instala-se em Bruges em casa de Henrique Justo Ligre. Este é pai de Henrique Maximiliano Ligre, comerciante abastado, dono de grandes armazéns, e quando viaja deixa a irmã Hilzonda a tomar conta de tudo. Messer seduz Hilzonda.

Ela engravida, mas ele parte para Roma e torna-se cardeal, morrendo aos 30 anos numa orgia.

Simão Adriansen, da Zelândia, idoso, leva Hilzonda. Zenão fica aos cuidados do cónego Bartolomeu Campanus.

Henrique Justo Ligre casara entretanto com Jacqueline, que não gostava de Hilzonda.


Zenão cresce, descrente, mas inscreve-se na Escola de Teologia de Lovaina.


1529 - Zenão em Danoutre. Lê os filósofos descrentes.


No dia 3 de agosto de 1529 foi concluído um tratado que ficou conhecido de duas maneiras: "Paz de Cambraia" ou "Paz das Mulheres". Este acordo foi negociado e assinado por Luísa de Saboia, em nome do seu filho Francisco I, e Margarida de Áustria, representando o seu sobrinho Carlos V, imperador do Sacro Império Romano-Germânico; daí o segundo nome por que é designado. Nos termos deste tratado, que em grande medida renovava as cláusulas do Tratado de Madrid (13 de janeiro de 1526, que pôs termo à primeira guerra entre Francisco I e Carlos V, estando o primeiro preso nesta cidade depois de ter sido capturado em Pavia), o rei de França casaria com Eleonor, irmã de Carlos; além disso, o imperador renunciava à Flandres e ao Artois, bem como desistia das suas pretensões sobre Nápoles. Cedia ainda a zona do Charolais. Por seu turno, a França reconhecia-lhe a posse da Borgonha e das cidades do Somme.


A PARTIDA DE BRUGES

Zenão despede-se de jovem Wiwine que o adora mas a quem ele não ama.

Zenão parte de Bruges e durante muitos anos ninguém sabe dele e toda a gente inventa aquilo em que ele se tornou ou o que fez.


A VOZ PÚBLICA

Em 1539, chega a Bruges um tratado sobre cardiologia, escrito por Zenão. 

O cónego Bartolomeu Campanus sente muita curiosidade acerca do que se passará com Zenão. Conversa muito sobre isso com o velho Cleenwerck. O cirurgião João Myers saberá algo? Começam a esquecê-lo.


Simão Adriansen e Hilzonda são ricos e ajudam os pobres. Depois de vários abortos, Nasce a pequena Marta, que vai ser criada por uma ama, Joana.


A MORTE EM MUNSTER

Vão para Munster. Atraídos pelas promessas de uma cidade apelidada de Nova Jerusalém, dominada por Hans Bockhold, o profeta-rei cristão, o Cristo vivo, chefe dos anabatistas, polígamo, no fundo, tirano que explora os crentes e mata indiscriminadamente. Knipperdolling era o carrasco. Hans Bockhold visita Hilzonda e sedu-la. Ela e Divara são as novas rainhas. Ele tem mais 15 esposas. É também conhecido por Jean de Leyde.

A cidade é cercada pelas tropas cristãs e Hilzonda e Knipperdolling são  executados.

Simão regressa à cidade 3 dias depois, fiel ainda a Hans, que está numa jaula à espera de ser executado.

Simão chama a Munster a irmã Salomé para o assistir na morte e para levar Marta com ela.


OS FUGGER DE COLÓNIA

Salomé é casada com Martin Fugger. O filho Sigismundo foi para o Peru com Gonzalo Pizarro. A filha Benedita é da idade de Marta e viverão juntas e amigas.

Martin Fugger é rival financeiro de Justo Ligre (estes «dois provedores de fundos sentiam-se doutores em realidades»)

Henrique Justo Ligre envia o filho preferido e mais novo, o gordo Filiberto,com 20 anos, aprender a ser negociante com Martin. Filiberto aspira ser melhor negociante do que Martin e do que seu pai.

Marta cresce com Benedita. Torna-se calvinista por ver em Calvino religião sem máculas. Salomé quer casar Benedita com Filiberto. Benedita e Marta pensam fugir.

Em 1549 chega a peste. Salomé, Benedita e Joana morrem. Marta herda o casamento com Filiberto.


UMA CONVERSA EM INNSBRUCK

Henrique Justiniano, espião ferido, encontra Zenão.


Citar: Prezais a beleza, irmão Henrique? P. 125


Henrique é capitão. Zenão é médico e filósofo, gosta de homens, não exerce há seis meses desde a morte do seu favorito criado.

Zenão, perseguido pela Inquisição


Tenho fruído grandes prazeres: rendo graças ao Eterno, que todos os anos nos traz um novo contingente de moças núbeis, e um novo vinho cada Outono que passa; às vezes penso para comigo que tenho passado a bela vida de um cão estendido ao sol, com o seu largo quinhão de rixas e alguns ossos que roer.


SEGUNDA PARTE: A VIDA IMÓVEL


O REGRESSO A BRUGES

Zenão regressa e fica em casa de João Myers. A criada Catarina.

Zenão adota o nome de Sebastião Théus. Myers morre, envenenado por Catarina que gosta de Zenão. Este herda a propriedade de Myers e oferece-a aos franciscanos, ficando Zenão ao serviço no agora chamado Hospício de S Cosme.


O ABISMO

Reflexão inovadora sobre o corpo, o ser humano e a natureza, em oposição aos conceitos teológicos medievais.


A DOENÇA DO PRIOR

Zenão opta por lenitivos em vez de purgas.

A tentação por Cipriano. Cipriano e a Bela. Morte do prior. Fuga de Zenão.


OS DESMANDOS DA CARNE


A CAMINHADA PELA DUNA

Tentativa gorada de fuga para Inglaterra e regresso a Bruges.


A costumada forca das execuções erguia-se fora do burgo, sobre um outeiro verdejante; mas o corpo ali dependurado estava há tanto tempo exposto à chuva, ao vento e ao sol que quase parecia ter adquirido a doçura das velhas coisas deixadas ao abandono; a brisa brincava amigavelmente com os farrapos desmaiados do cadáver.


A RATOEIRA


TERCEIRA PARTE: A PRISÃO


O ATO DE ACUSAÇÃO 


UMA BELA MORADA


A VISITA DO CÓNEGO


O FIM DE ZENÃO 

Sem comentários:

Enviar um comentário