domingo, 18 de agosto de 2024

Canção doce - Leila Slimani


Adam e Mila, filhos de Myriam e Paul, são mortos pela ama, que se tenta suicidar cortando os pulsos e espetando a faca na garganta.

ANALEPSE

Myriam engravida de Adam e deixa de trabalhar. Procura uma ama.

Contrata Louise, a ama perfeita. O marido Jacques morreu e que tem uma filha com quase 20 anos.

Louise vive num apartamento de uma só assoalhada, nos arredores de Paris: tem de passar de RER e de metro por Saint-Maur-des-Fossés, Auber, Opera, Poissonnière.

Louise faz tudo bem: toma conta das crianças, lava, passa a ferro, costura, cozinha maravilhosamente.

Adam começa a andar e dorme serenamente toda a noite. Com a pequena e mimada e egocêntrica Mila, os dias são bem mais difíceis.

Myriam volta a ser advogada e passa o tempo no escritório a lidar com casos, clientes e com Pascal o chefe que a assedia.

Louise organiza a festa de anos de Mila e Louise não tem paciéncia para aquela agitação.

Louise adora brincar às escondidas obsessivas com as crianças: esconde-se e não aparece até a descobrirem, mesmo depois de choraram e entrarem em pânico. Mila um dia deixa de chorar e descobre-a assim mais facilmente.

Stephanie a filha de 10 anos de Louise que a ajudava a tomar contas das criancinhas. Os anteriores patrões, os Rouviers, não gostavam dela, e não a queriam junto de Hector e Tancredo, os seus filhos.

Louise torna-se cada vez mais presente e dorme às vezes em casa de Myriam e Paul, para o casal sair.

À sexta-feira é noite do jantar da Louise na casa. Ela costuma fazer o jantar e sair. Paul insiste um dia com ela e ela fica. Conhece Pascal, o patrão de Myriam. Paul embebeda-se e convida Louise para ir de férias com o casal. Myriam concorda, antevendo o descanso que vai ser não ter de cuidar dos filhos em férias.

Louise vão com eles para a Grécia e para as ilhas gregas. Paul ensina-a a nadar. Os três conhecem-se melhor. Louise começa a admirar Paul e a achar que a felicidade daquele casal lhe pertence.

A vizinha Rose Grinberg diz à polícia que se encontrou com Louise no elevador pouco antes do crime, no elevador. Uns dias antes Louise tinha-lhe pedido emprego adicional para poder pagar a renda. A vizinha tinha recusado.

Voltam da Grécia. Louise amaldiçoa o apartamento e a zona em que vive. Só deseja estar em casa dos patrões.

Lembra-se da filha Stephanie que fugiu de casa e deve viver no sul de França com um apaixonado.

Em setembro, Louise e as crianças fazem um pique no jardim e adormecem na relva. Mila desaparece. Quando acorda Louise procura-a e ralha muito com ela quando a a encontra. Mila morde-a no pescoço até fazer sangue: guardam segredo dos pais.

Jacques tratava-a mal. Morreu deixando-a sem casa e sem nada.

Louise pinta e maquilha Mila. Paul chega e ralha muito com Louise por ter  feito aquilo.

Louise trabalhou, antes de engravidar, a tomar conta da mãe louca é inválida do pintor Franck. Quando engravidou de Stephanie o pintor exigiu que ela abortasse. Mas Stephanie nasceu.

Inverno. Entediada em casa dos Massés, leva Mila e Adam ao jardim público. Conhece a marroquina Wafa, ilegal, ama que veio para Paris com um velho a quem fazia massagens.

Os Massés vão passar uns dias a casa de Sylvie, mãe de Paul, às montanhas nevadas.

Myriam descobre que Mila mordeu Adam e Louise no ombro e no braço. É Louise que lhe explica que aconteceu por ciúmes de Mila.

Louise fica triste e passa os dias em casa deles,  na sala a ver 📺!

Um dia é visitado por Wafa e cozinha para ela. Louise conta-lhe que no verão irá com os Massés de novo à Grécia.

Os Massés voltam.

Para se legalizar, Wafa casa com Yousef, pagando-lhe mensalmente uma quantia até perfazer 25 mil euros. Louise vai ao casamento como testemunha. Wafa apresenta-lhe Hervé um motorista bruto e vulgar que fica encantado com ela.

Paul e Myriam recebem uma carta das finanças a exigir que Louise desconte para a segurança social. Ralham com ela.

No dia seguinte, Louise adoece e não vai trabalhar. Eles contratam os serviços de uma estudante que lhes deixa a casa num caos.

Ao fim de 3 dias, Louise regressa ao trabalho em casa dos Massés.

Dias depois, ao regressar a casa, Myriam, depois de Louise sair, descobre uma carcaça de frango sem carne, na mesa da cozinha. 

Hector Rouvier tinha 8 anos quando Louise deixou de ser a sua ama. Mantinha com ela uma relação quase obsessiva de ternura e carícias e agora aos 18 anos sente alívio quando a polícia lhe diz, e à mãe Anne, que Louise está a ser investigada pela morte de duas crianças. Há um ano Myriam tinha ligado à mãe dele para pedir informações sobre Louise e ela só tinha falado bem dela.

Myriam e Paul querem despedir Louise. Ponderam ir de férias e no regresso dizer-lhe queria já não precisam dela.

Uma patroa que gostava de Louise conseguiu que Stephanie se matriculasse numa boa escola mas ela portava-se tão mal que foi expulsa. Louise espancou-a.

Louise vai ao cinema e para a cama com Hervé. Pensa que Myriam devia ter outro bebé, porque Adam vai para a escola e deixarão de precisar dela.

Bertrand Alizard, o senhorio de Louise diz-lhe que ela tem mês para sair do estúdio (miserável) em que vive.






Sem comentários:

Enviar um comentário