quarta-feira, 28 de agosto de 2024

As coisas que perdemos no fogo - Mariana Enriquez



O rapaz sujo do bairro Constitución: oferecido pela mãe agarrada e grávida aos traficantes ou à Santa Muerte ou à Pomba Gira Argentina, no bairro de Constitución. A protagonista trabalha num escritório de uma revista de moda.

A estalagem de Sanagasta: a namoradeira Lali e a irmã Florencia, a correta.

Os anos intoxicados: eu, a Andrea e a Paula e as aventuras aditivas com os amigos, a Ximena, a Roxana, …

A casa da Adela: a casa assombrada onde os irmãos Pablo e Clara veem Adela desaparecer.

Pregos prega o Pablito: o guia turístico Pablo conta histórias macabras das ruas por onde passa com os turistas, nomeadamente a de Petiso Orejudo… *****

Teia de aranha: a protagonista e o marido antopático e desagradável, o Juan Martín, de Buenos Aires, visitam os tios dela que a criaram em Corrientes. Numa viagem que fazem com a prima Natália a Assunção, o carro para de noite no regresso algures em Formosa… *****

Fim de ano: automutilação de Marcela

Nada de carne sobre nós: a rapariga que achou uma caveira e quer agora os ossos que a poderão completar

O pátio do vizinho: o rapaz-gato e a vizinha Paula, vítima…

Sob a água negra: uma procuradora acusa um polícia de com um colega ter atirado dois adolescentes pobres à água do rio Riachuelo; o polícia nega, apesar de haver uma gravação dele a confessar; uma adolescente grávida diz à procuradora que afinal um dos adolescentes, o Emanuel, conseguiu sair do rio e está escondido numa casa da favela Villa Morena; ela decide ir lá falar com ele;

Verde encarnado alaranjado: o homem encerrado no seu quarto

As coisas que perdemos no fogo: as mulheres desfiguradas pelo fogo ateado pelos maridos ciumentos












terça-feira, 27 de agosto de 2024

sábado, 24 de agosto de 2024

A breve vida das flores - Valérie Perrin


 A breve vida das flores - Valérie Perrin

2017

Violette Toussaint, em solteira Trenet, foi guarda de nível e agora é guarda de um cemitério em Brancion-en-Chalon, desde 15 de agosto de 1997. Abre e fecha os portões. O cemitério tem 4 talhões: Loureiros, Evónimos, Cedros e Teixos.

O marido desaparece em 1998. Partiu de Mota e não voltou.

Há 3 coveiros: Nono, o alegre e reto, Gaston, o desastrado, e Elvis. E 3 irmãos agentes funerários: Pierre, o relações-públicas, Paul, o embalsamador, e Jacques Lucchini, o motorista. E o padre Cédric Duras, adorado pelas beatas.

Violette ouve mais confidências do que o padre. 

Há duas mortas jovens que se transformaram em “damas brancas” que dizem que apareciam aos vivos.


Em 1985, conheceu o futuro marido, numa discoteca em que ela trabalhava. Era uma adolescente cheia de brincos, mesmo no nariz, desapegada de amores. Ele era lindo, louro, mulherengo e tinha mais 10 anos que ela. Ela apegou-se a ele.


Um comissário de polícia bate à porta de Violette: Irènne Fayolle, a mãe morta há 2 meses, quis que as suas cinzas fossem depositadas sobre a campa de um tal Gabriel Durant, 1931-2009, advogado. A campa é visitada pela filha dele. Era casado e tinha duas filhas: Martha e Cloé.


Viúvas: Senhoras Pinto e Degrange.


O comissário volta dois meses depois: Violette sente o coração a bater mais depressa.


Fugiu do orfanato ainda menor para ir viver com Toussaint.

Os pais dele obrigaram-nos a casar e arranjaram-lhes trabalho como guardas de linha de comboio em Malgrange-Sur-Nancy.

Tinha 18 anos e estava grávida.


2017-01-17 enterro do doutor Philippe Guyennot. Conheceu a esposa no dia em que está se ia casar com outro homem.


Com Philippe Toussaint aprendeu que não basta sentir prazer com um homem para o amar.


O comissário regressa com um discurso para a cerimónia de deposição das cinzas da mãe na capa de Gabriel Durant. Chama-se Julien Seul. Diz que sabe onde está o marido de Violette. Vive a 100 quilómetros dali e tem uma oficina.


1986-09-03 nasce e cresce Leonine.


O comissário declara-se encantando com Violette, desde o primeiro momento.


Gabriel Durant era advogado. Irène Fayolle conheceu-o número julgamento e apaixonou-se pelas mãos dele. Conheceram-se e amaram-se 3 anos mais tarde.


Philipe Toussaint regressa ao cemitério para ameaçar Violette e dizer-lhe que nunca mais ela deve escrever para onde ele mora. Ela interpôs em tribunal um pedido de divórcio.

Violette para com o processo de divórcio e decide esquecer de vez o marido.

Violette questiona-se porque é que Irène Fayolle voltou para o marido em vez de continuar com Gabriel Durant.


1993-07 Leonine, com 7 anos, chamada Catherine pelos avós, pais de Philippe, que convencem Violette a deixá-la ir, vai com a amiga Anaïs passar férias a uma colónia de férias. As duas com mais duas meninas (Océane e Nadège) que dormiam no mesmo quarto morreram asfixiadas e queimadas por um incêndio iniciado numa fuga de gás na cozinha da colónia de férias, por elas terem ido fazer chocolate quente e terem deixado os bicos de gás ligados antes de irem dormir no quarto ao lado.

Violette tentou matar-se no mar quando ia para a cerimónia fúnebre.


Philippe morre num acidente de moto ao regressar do cemitério para a sua vida. Ninguém o reconheceu, só Violette, porque ele tinha a cara desfigurada.


A amiga Célia fez uma lápide com a frase que achava que Violette escreveria para a filha. Sasha o guarda do cemitério envia-lhe a lápide. Violette atravessa o país e vai lá ao cemitério. Herda o cargo!

Sasha ajuda-a saber quem foram os diretores e funcionários da colónia de férias que estavam de serviço no dia da tragédia: 

Édith Croquevieille, diretora; 

Swan Letellier, cozinheiro; 

Geneviève Magnan, empregada de refeitório; 

Éloïse Petit e Lucie Lindo , monitoras; 

Alain Fontanel, encarregado de manutenção 

(pp. 192)


Violette e Julien Seul fazem amor num hotel. Ela sai sem ele acordar.


Violette recupera o gosto pela vida graças a Sasha e ao cultivo da horta do cemitério.

E tenta descobrir o que realmente se passou no incêndio da colónia de férias onde morreram Leonine e as outras 3 crianças: acha que a culpa não foi das crianças (a versão oficial foi que as crianças deixaram o fogão ligado quando foram aquecer leite à cozinha; Violette acha que isso é mentira).

Visita  o cozinheiro Swan Lettelier e este esquiva-se e diz-lhe para esquecer o que se passou.

1996-06 Geneviève Magnan conta como conheceu e se envolveu com um homem sexualmente, quando trabalhava numa escola primária, e que a fodeu sem amor e obrigou-a a ser fodida por um amigo dele.

Depois, recebe a visita de Violette. Esta reconhece-a, de ter trabalhado na escola primária de Leonine. O amante de Geneviève seria Philippe Toussaint?

Sim, era. E quando Leonine vai para a colónia de férias, Geneviève trabalha lá e reconheceu-a como filha dele e desejou vingar-se.


Violette recebe a visita de Françoise Pelletier, a mulher com quem viveu Philippe, depois de a abandonar. Ela conta-lhe que o conheceu quando tinha 20 anos e ele 12 e ela casou-se com o tio dele.


1987 Gabriel Durant e Irène Fayolle voltam a encontrar-se durante uma semana em que ela abandona o seu roseiral, o marido Paul e o filho Julien.


1997 Philippe assiste ao julgamento em que a diretora Edith Croquevieille foi condenado a a dois anos de prisão, um efetivo, e recebeu uma indemnização. Conta que casou com Violette para calar os pais, porque quem ele amava era Françoise. Confrontou Fontanel e bateu-lhe, mas este não lhe contou nada sobre o acidente. Philip suspeita que Geneviève Magnan, mulher de Fontanel, se vingou dele.

A seguir vai a casa dela e ela diz-lhe também que foi um acidente, apesar de aos leitores dizer que a culpa foi dela.


2017 funeral de Philippe.


1996 Sasha confessa a Violette que é homossexual, mas que se casou com Verena e teve dois filhos. Morreram os 3 num acidente. Passou o cargo de guarda de cemitério a Violette.


Julien Seul visita o cemitério com Nathan, o filho de 7 anos. Levam Violette para assistirem a um casamento.


1996 Geneviève Magnan suicida-se.

Fontanel confessa a Philippe que as miúdas morreram intoxicaras porque alguém ligou um esquentador proibido e sem manutenção. O incêndio foi provocado por ele e pela Geneviève para não lhes atribuírem as culpas. A história de as miúdas irem à cozinha aquecer leite para fazerem chocolate quente também foi inventada por eles.


1997-08-15 Philippe e Violette mudam-se para o cemitério. Apesar de perceber que a amava, Philippe parte de mota meses depois e desaparece da vida dela. 

Antes, Violette descobre que ele esteve com o cozinheiro Swan Lettelier para tentar saber quem ligou os esquentadores.


Gabriel Durant e Irène Fayolle: ela descobre que ele é casado com Karine e nunca mais se veem: combinam apenas que um dia ficarão sepultados na mesma campa, porque se amam muito.
















domingo, 18 de agosto de 2024

Canção doce - Leila Slimani


Adam e Mila, filhos de Myriam e Paul, são mortos pela ama, que se tenta suicidar cortando os pulsos e espetando a faca na garganta.

ANALEPSE

Myriam engravida de Adam e deixa de trabalhar. Procura uma ama.

Contrata Louise, a ama perfeita. O marido Jacques morreu e que tem uma filha com quase 20 anos.

Louise vive num apartamento de uma só assoalhada, nos arredores de Paris: tem de passar de RER e de metro por Saint-Maur-des-Fossés, Auber, Opera, Poissonnière.

Louise faz tudo bem: toma conta das crianças, lava, passa a ferro, costura, cozinha maravilhosamente.

Adam começa a andar e dorme serenamente toda a noite. Com a pequena e mimada e egocêntrica Mila, os dias são bem mais difíceis.

Myriam volta a ser advogada e passa o tempo no escritório a lidar com casos, clientes e com Pascal o chefe que a assedia.

Louise organiza a festa de anos de Mila e Louise não tem paciéncia para aquela agitação.

Louise adora brincar às escondidas obsessivas com as crianças: esconde-se e não aparece até a descobrirem, mesmo depois de choraram e entrarem em pânico. Mila um dia deixa de chorar e descobre-a assim mais facilmente.

Stephanie a filha de 10 anos de Louise que a ajudava a tomar contas das criancinhas. Os anteriores patrões, os Rouviers, não gostavam dela, e não a queriam junto de Hector e Tancredo, os seus filhos.

Louise torna-se cada vez mais presente e dorme às vezes em casa de Myriam e Paul, para o casal sair.

À sexta-feira é noite do jantar da Louise na casa. Ela costuma fazer o jantar e sair. Paul insiste um dia com ela e ela fica. Conhece Pascal, o patrão de Myriam. Paul embebeda-se e convida Louise para ir de férias com o casal. Myriam concorda, antevendo o descanso que vai ser não ter de cuidar dos filhos em férias.

Louise vão com eles para a Grécia e para as ilhas gregas. Paul ensina-a a nadar. Os três conhecem-se melhor. Louise começa a admirar Paul e a achar que a felicidade daquele casal lhe pertence.

A vizinha Rose Grinberg diz à polícia que se encontrou com Louise no elevador pouco antes do crime, no elevador. Uns dias antes Louise tinha-lhe pedido emprego adicional para poder pagar a renda. A vizinha tinha recusado.

Voltam da Grécia. Louise amaldiçoa o apartamento e a zona em que vive. Só deseja estar em casa dos patrões.

Lembra-se da filha Stephanie que fugiu de casa e deve viver no sul de França com um apaixonado.

Em setembro, Louise e as crianças fazem um pique no jardim e adormecem na relva. Mila desaparece. Quando acorda Louise procura-a e ralha muito com ela quando a a encontra. Mila morde-a no pescoço até fazer sangue: guardam segredo dos pais.

Jacques tratava-a mal. Morreu deixando-a sem casa e sem nada.

Louise pinta e maquilha Mila. Paul chega e ralha muito com Louise por ter  feito aquilo.

Louise trabalhou, antes de engravidar, a tomar conta da mãe louca é inválida do pintor Franck. Quando engravidou de Stephanie o pintor exigiu que ela abortasse. Mas Stephanie nasceu.

Inverno. Entediada em casa dos Massés, leva Mila e Adam ao jardim público. Conhece a marroquina Wafa, ilegal, ama que veio para Paris com um velho a quem fazia massagens.

Os Massés vão passar uns dias a casa de Sylvie, mãe de Paul, às montanhas nevadas.

Myriam descobre que Mila mordeu Adam e Louise no ombro e no braço. É Louise que lhe explica que aconteceu por ciúmes de Mila.

Louise fica triste e passa os dias em casa deles,  na sala a ver 📺!

Um dia é visitado por Wafa e cozinha para ela. Louise conta-lhe que no verão irá com os Massés de novo à Grécia.

Os Massés voltam.

Para se legalizar, Wafa casa com Yousef, pagando-lhe mensalmente uma quantia até perfazer 25 mil euros. Louise vai ao casamento como testemunha. Wafa apresenta-lhe Hervé um motorista bruto e vulgar que fica encantado com ela.

Paul e Myriam recebem uma carta das finanças a exigir que Louise desconte para a segurança social. Ralham com ela.

No dia seguinte, Louise adoece e não vai trabalhar. Eles contratam os serviços de uma estudante que lhes deixa a casa num caos.

Ao fim de 3 dias, Louise regressa ao trabalho em casa dos Massés.

Dias depois, ao regressar a casa, Myriam, depois de Louise sair, descobre uma carcaça de frango sem carne, na mesa da cozinha. 

Hector Rouvier tinha 8 anos quando Louise deixou de ser a sua ama. Mantinha com ela uma relação quase obsessiva de ternura e carícias e agora aos 18 anos sente alívio quando a polícia lhe diz, e à mãe Anne, que Louise está a ser investigada pela morte de duas crianças. Há um ano Myriam tinha ligado à mãe dele para pedir informações sobre Louise e ela só tinha falado bem dela.

Myriam e Paul querem despedir Louise. Ponderam ir de férias e no regresso dizer-lhe queria já não precisam dela.

Uma patroa que gostava de Louise conseguiu que Stephanie se matriculasse numa boa escola mas ela portava-se tão mal que foi expulsa. Louise espancou-a.

Louise vai ao cinema e para a cama com Hervé. Pensa que Myriam devia ter outro bebé, porque Adam vai para a escola e deixarão de precisar dela.

Bertrand Alizard, o senhorio de Louise diz-lhe que ela tem mês para sair do estúdio (miserável) em que vive.






A casa no Mar Cerúleo - TJ Klune



UM

Linus Baker observa Daisy a fazer levitar blocos de madeira. Antes terá atirado uma cadeira ao seu amigo Marcus.

Linus pertence ao Departamento Responsável pela Juventude Mágica.

Ao sair, viu um rapaz com penas azuis nos braços, uma menina que gargalhava como uma bruxa, uma cantora encantadora de navios naufragantes.

DOIS

Na fila L, mesa 7, Linus esperava pelo castigo da supervisora Sra. Jenkins acompanhada pelo assistente Gunther. Esta quer saber porque foi ele chamado à Direção Extremamente Superior, no dia seguinte às 9h.

Vivia num quarto alugado à senhora Klapper, com a gata Calliope.

TRÊS

Na DES é informado de que vai para a ilha do Dr. Parnassus. 

QUATRO

Recebe um dossiê das seis crianças e do diretor. O primeiro dossier é de Luci(fer) criança filha do Diabo e de uma desconhecida. Desmaia.

CINCO

Vai de comboio e a seguir o antipático barqueiro Merle leva-o para a ilha Marsyas, onde é recebido pela fada Sra. Chapelwhite.

Chega ao orfanato. Há um jardim. Calliope foge e Linus confronta as crianças (o gnomo fêmea Talia, Theodore a serpe com asas grandes, a pequena fada Phee, Sal o rapaz grande e magro que se transformou num cão Lulu-da-pomerânia, Chauncey a alforreca com tentáculos que queria ser bagageiro num hotel e Lucy o rapaz da voz arrepiante).

SEIS

Lucy ameaça Linus, mas Arthur Parnassus ralha com ele. O jantar em que Parnassus garante que as crianças nunca serão separadas.

SETE

A fada Sra. Chapelwhite é dona da ilha e vive na floresta desde sempre.

Quartos de Chauncey e Sal, Phee e Talia. O ninho de Theodore.

Sal é o mais recente na casa. Lucy dorme num nicho no quarto de Parnassus, para este o vigiar. Todas as crianças foram rejeitadas noutros orfanatos.

OITO

A Sra Chapelwhite convida o contrariado Linus a ir à floresta e a ver o mar onde lhe mostra uma jangada com uma mensagem, provavelmente da aldeia do barqueiro Merle: Vão embora, não vos queremos aqui! 

Linus escreve como resposta: “Não, obrigado!” . Linus sente-se bem com este ato.

E regressam à casa.

NOVE

Parnassus convida Linus para assistir à sua sessão com Lucy, o anticristo. O encontro corre bem.

DEZ

A Sra. Chapelwhite e Linus vão de ferry com Merle à aldeia. O funcionário dos correios diz a Linus que espera que ele feche o orfanato porque está cheio de monstros e o próprio Parnassus não é de confiança.

Linus envia o relatório. Recebe uma mensagem do DRJM para não se esquecer dos relatórios e de nenhum pormenor.

Linus e as crianças vestidos de exploradores vão à procura do tesouro da floresta.

Linus diz a Arthur que ele devia mostrar o mundo às crianças para elas o saberem enfrentar. Arthur acha que de momento os deve apenas proteger e ensinar a enfrentar um dia o mundo.

Chegam à casa de Zoe Chapelwhite. As crianças pensam que Arthur desapareceu e não sabem de quem é aquela casa onde pensam que está o tesouro.

ONZE

No seu segundo relatório Linus diz que está tudo bem na casa do orfanato. Diz que vai propor a Arthur que leve as crianças uma tarde à aldeia para elas reagirem aos habitantes (que são pagos pelo governo para guardarem silêncio).

Calliope foge e Linus ao persegui-la descobre que o orfanato tem uma porta fechada com um cadeado que dá para uma cave.

Sal convida Linus para visitar o seu quarto e ver a sua máquina de escrever. 

DOZE

Arthur oferece um gira-discos portáteis que Lucy terá sugerido, e discos com canções de amor a Linus. Parecem estar a apaixonar-se .

Linus entrega e segundo relatório nos correios da aldeia. O DRJM exige que Linus investigue melhor Arthur Parnassus e que seja mais objetivo.

TREZE

Lucy tem um pesadelo e acorda a casa toda. Linus cai da cama que levita e vai ver o que se passa. Acalmam Lucy. Arthur sugere que vão todos à aldeia comprar discos que se partiram, de Lucy. Arthur diz que gosta de Linus. 

CATORZE

Vão todos à aldeia. O dono da loja de gelados é um vendedor da loja de discos reagem muito mal, mas a presidente da câmara e o dono da loja de discos aceitam o grupo muito bem.

O DRJM enviou uma carta em que avisa Linus de que ele está a ser nada objetivo e obriga-o a uma consulta psicológica quando sair da ilha, daí a uma semana. Na carta está uma chave para a porta da cave para que Linus descubra quem é verdadeiramente Arthur, que esteve num orfanato naquela ilha, que foi encerrado por causa dele.

QUINZE

Arthur afinal é um ser mágico também, uma fénix.

DEZASSEIS

Um grupo de aldeões revolta-se na aldeia e exige o encerramento da casa da ilha e a expulsão das crianças. Linus e Arthur vão de carro por uma estrada de sal no mar para os confrontar. Arthur transforma-se em fénix para evitar que Linus apanhe-a com um pedra. Os manifestantes dispersam.

DEZASSETE

Linus regressa à cidade. Todos lamentam que ele não fique.

DEZOITO

No escritório ganha deméritos da Sra. Jenkins e do Gunther. A Direção Extremamente Superior chama-o e exige explicações relativas ao último relatório onde aconselha que não fechem a Casa do mar cerúleo.

DEZANOVE 





quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Invisível - Eloy Moreno


Quem nunca sonhou ser invisível? 

E quem nunca desejou deixar de o ser, para que os outros nos vejam tal como somos? Emotiva, surpreendente e diferente, esta história podia ser a de qualquer um de nós. Um rapaz acorda no hospital após um acidente grave.Quando os pais lhe pedem para falar com uma psicóloga, ele explica-lhe que tudo aconteceu porque se tornou invisível e desenvolveu uma série de superpoderes. É então que começa a contar como tudo se passou…Ele pega na sua mochila, desce as escadas e caminha para a escola....

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Funeral divertido - Liudmila Ulítskaia



1

Verão de 1991, num estúdio/armazém em Nova Iorque. Alik, um pintor judeu russo emigrado espera a morte. Não queria estar no hospital.

Cinco mulheres: 

Valentina, com enormes seios.

Ninka, muito magra, a esposa, que o tenta salvar.

A vizinha Joyka, italiana que andava a aprender russo.

Irina Pirson, antiga acrobata de circo, atualmente advogada e a filha Maika, a T-Shirt, de 15 anos.

Há 20 anos que Alik ali vive.

Fima Gruber, um médico de origem russo ainda não legal nos EUA.

Irina e Maika são californianas. Irina já conhecia Alik há muitos anos, reencontraram-se agora e vieram visitá-lo. Maika é meio autista. Irina emociona-se porque ela fala muito com Alik.

2

Chega Mária Ignátieva, que procura tratar Alik com plantas e fé.

Fima sabe que terá de injetar o soporífero final para evitar as dores da asfixia que matará Alik.

Mária chegou da Bielorrússia há um ano. Ninka conheceu-a e achou que poderia ajudar Alik a curar-se, mas…

Chega Faika para fotografar o grupo.

Maika, a T-Shirt sai escondida e leva uma caixinha retangular que Alik lhe deu.

3

Os olhos de Alik estavam estranhos.

Irina teve um caso há muitos anos com Alik, durante três anos. Fugiu com ele e qd se separaram ingressou no circo adversário do do avô.

Chegam Arkacha Líbin e a amiga Natacha.

4

Ninka, a pedido de Mária, pede a Alik que se batize. Mas ele é judeu e acaba por aceitar, mas se com o padre vier também um rabino.

Irina passara os últimos dois anos no estúdio de Alik atraída pela vida do casal. Namorava com o doutor Harris, perito em direitos de autor, mas raramente o via.

5

Irina contactou o ex-marido Liova e este garantiu que lhe arranjava um rabino para ver Alik.

Liova é agora casado com uma judia e tem 5 filhos. Fabrica e vende cosméticos e sabões para judeus.

6

Fima e Berman são os médicos de Alik. Este não tem seguro de saúde.

7

O padre Viktor consegue convencer Alik a batizar-se.

8

O rabino tenta também converter Alik.

O padre Viktor e o rabino saem à procura do carro. O padre crê que há uma mistura de religiões e pessoas no mundo benéfica porque multiplicadora: o rabino acha que ele não quer que haja judeus.

10

Valentina viera da Rússia para os EUA em 1981. Casara ficticiamente com Micky, um homossexual que viveu um ano na Rússia. Veio, mas ele não a foi buscar ao aeroporto. Ela procurou a casa dele, nos arredores de Nova Iorque e conheceu os pais dele judeus, sessentões e desiludidos por terem descoberto que o filho não lhes daria netos.

Conheceu Alik uns meses depois, num talho que servia sandes.

Namorou com ele entre um camionista e o curso. Foi viver para um apartamento de Micky, que dava aulas na Califórnia e namorava com um espanhol.

11

Liúda de Moscovo lava Alik e trata dele. Tem um filho. Veio há uma semana.

Golpe de estado de Gorvachev.

12

O senhorio quer receber as rendas.

13 a 15

Alik definha. Fima chama uma ambulância.

O médico dá-lhe uma injeção. Alik é batizado por Ninka.

16

Alik morre.

17

Irina e Alik viveram meses juntos em 1975.