domingo, 27 de abril de 2025

A vida em surdina, David Lodge


 A vida em surdina

1 2006

O protagonista usa aparelhos de audição cujas pilhas ficam frequentemente descarregadas. Conversa com uma jovem loura numa inauguração de uma exposição de fotografias, mas não ouve nada do que ela lhe diz.

É casado com a Fred. Tratam-se por você. Tem um neto-enteado, filho da enteada Márcia, Daniel, de dois anos e meio.

A Anne (filha??) vai ter um bebé. A Maisie (filha??) já teve mais filhos.

O protagonista chama-se Bates e é professor reformado de Linguística. Recebe um telefonema da jovem loura, que se chama Alex, e que o relembra de que ele lhe prometeu que lhe daria uns conselhos sobre a tese dela. Ele não percebeu nada disso. Combinam encontrar-se na terça-feira, em casa dela. Bates não conta nada à mulher, Fred, porque está está constantemente irritada com ele por ele não a ouvir.

O primeiro marido de (Wini)Fred comprara-lhe obrigações com cujos lucros ela montou uma loja de Decoração com a amiga Jakki: contrataram depois a lojista Moira e o faz-tudo Ron.

Desmond Bates está reformado, antecipadamente, pela surdez.

4

Escreve no final dos dias, ou no dia seguinte, o que se passou e algumas memórias. Visita o pai que também é um pouco surdo e vive nos subúrbios, em Brickley.

5

Bates foi casado com Maisie, de quem teve 2 filhos, que vivem afastados de Londres. A Fred tem 3 filhos. Bates vive com ela, em casa dela, de 3 andares, depois de ela se divorciar (e de Maisie ter morrido penosamente de cancro). 

Ela foi aluna dele quando tinha 30 anos, já ele era viúvo e pai dos 2 filhos: Anne e Richard. Casou-se com um católico, Andrew Holt, e tiveram 3 filhos (Márcia, Giles e Ben). André traiu-a e ela pediu o divórcio e ficou com o casarão onde viviam. Começaram a relação depois, quando ela decidiu tirar um curso universitário.

Depois de alguns anos de vida sexual intensa, envelheceram. Ele é mais velho 8 anos e está surdo. Ela está cada vez melhor.

7

Bates visita Alex Loom. Ela quer que ele oriente a tese dela sobre bilhetes de suicídio para o professor Butterworth. Ele nega, por estar reformado, mas depois decide aceitar orientá-la mais ou menos em segredo.

8

A Alex meteu umas cuecas no bolso do casaco de Bates, qd ele esteve em casa dela. Desagradado, ele devolveu-lhas por correio, escrevendo que já não a ajudaria na tese.

Ela telefona a pedir desculpa e ele aceita com a condição de ela não lhe ligar mais lá para casa.

9

Ela envia um mail e ele vai a casa dela. Descobre que foi ela que riscou livros da biblioteca da universidade com marcador fluorescente azul. Sai de lá irritado e diz que acabou a colaboração dele com atese dela. Ela envia-lhe um mail a pedir-lhe que a castigue (ela estará à espera dele nua da cintura para baixo, não para que ele a foda, mas para que lhe bata nas nádegas), mas que a perdoe e continue a apoiá-la. Ele lê o mail várias vezes, sempre excitado. Nessa noite, o sexo com Fred incluiu tautau nas nádegas e foi o melhor dos últimos tempos.

11

A Alex, como Bates faltou ao encontro do tautau, foi ao Shopping da loja Décor da Fred e telefonou de lá a dizer que tinha o guarda-chuva que ele tinha esquecido em casa dela para entregar a Fred. Ele pede-lhe que não faça isso é combinam encontrar-se num café para continuarem a tese dela.

12

Encontram-se e ela devolve o guarda-chuva. Quando ela sai, um rapaz sentado com um computador olha muito para Bates. Ela pediu-lhe que escrevesse um falso bilhete de suicídio. Bates recusa. Escreve, em vez disso, o seu diário.

O professor Butterworth avisa Bates de que a Alex é perigosa e esquisóide. Quando sai do gabinete dele, Bates vê o rapaz do computador que ele viu no café onde se encontrou com ela.

No teatro, Alex apresenta-se a abates e Fred e esta simpatiza com ela, sem saber o que se passa entre ela e Desmond.

Fred convida Alex para passar o Natal com eles e a família, mas a Alex envia uma carta a dizer que vai passar aos EUA. Fred diz a Desmond que quando ela regressar ele deve ajudá-la o mais possível na tese.

Familiares no jantar de Natal: Bates, Fred, Cecília Fairfax, de 77 anos, mãe de Fred e Harry Bates, pai de Desmond; Giles, segundo filho da Fred, bancário, e Nicola, mulher deste, advogada, com o filho, Basil, de 9 meses, vindos de Hertfordshire; Ben, o filho mais novo de Fred, produtor de TV, e a namorada, Maxine, maquilhadora; a Anne, gravidíssima, e o Jim, de Derbyshire; o Richard, de Cambridge; a Marcia, o Peter e os dois miúdos.

E afinal a Alex vem passar o final do dia 25 com eles, porque o voo terá sido anulado em Heathrow.

15

O pai de Bates regressa a casa. Está a ficar desmemoriado. 

Bates e Fred vão passar o fim de ano a chalés na floresta com Jakki e Lionel, em Gladeworld.






Sem comentários:

Enviar um comentário