quinta-feira, 25 de julho de 2024

As herdeiras - Aixa de la Cruz



As herdeiras - Aixa de la Cruz

I

Nora, Olivia, Erica e Lis são as herdeiras da avó. Procuram fármacos na casa. Lis tem um filho, Peter, é depressiva e ausente. 

Nora consome cenas e guarda os Valium que encontra em vez de os dar a Olívia para devolver à farmácia.

II 

Erica consome tranquilizantes e tem visões e o baralho de cartas da avó dá-lhe sempre o dois de paus: percebe que a avó quer que a casa não seja vendida. Como convencer a irmã e as primas?

III

Lis, depois de 3 abortos, tem Peter. Desligou-se porém dele em determinado momento. É uma depressiva, de facto.

IV

Olívia é a consciente, a adulta. É cardiologista. Encontra os comprimidos da avó e decide entregá-los na farmácia. Pelo menos os que a irmã Nora não encontrar. Nora é jornalista sem convicção. 

A avó suicidou-se: cortou os pulsos numa banheira.

II-I

Nora já não consegue pagar a renda da casa na cidade e pondera sem convicção vir viver para a casa da avô e dedicar-se à escrita. 

Vê Erica a receber um magrebino que lhe traz uma encomenda da Amazon. Erica dedica-se à defesa dos animais e do ambiente. Nora tem dificuldade em manter-se sóbria de droga e álcool.

II-II

Erica tomou conta do filho de Lis durante 3 meses, quando esta esteve em baixo. Ligou-se ao miúdo de 3 anos.

Tem namorados contínuos sem grande afeição por eles.

II-III

Lis teve pesadelos com o filho. Tem ciúmes da relação da irmã Erica em o miúdo.

II-IV

Olívia sempre sentiu dor e falta de desejo.

Não inveja os amores dolorosos de Nora nem os fáceis de Erica.

Impede a dor com banhos de água gelada na banheira suja da avó.

III-I

Nora e Olívia são filhas da tia Eugénia, cunhada da mãe de Lis e Erica. Eugénia, sem ser da família de sangue, ficou com a casa dos avós na cidade, porque a tinham dado ao filho, que entretanto morreu.

III-II

Erica e Nora conversam sobre plantas, a datura stramonium, que provoca amnésia. Ambas querem ficar na casa. Pensam na hipótese de abrir uma  ervanária.

Lis será casada com um homem que tem muito dinheiro e odeia a casa.

A avó deixou a casa às 4 netas.

Nora trabalhava numa revista online e foi despedida. Rober, o dealer, liga-lhe e diz que a vai visitar. 

Teve um namorado com quem tinha sexo violento. Teve uma overdose.

Guardou datura stramomium no bolso.

III-III

Lis pensa que se venderem a casa ganha dinheiro para aguentar o casamento que está preso só pela existência de Peter. Encontra Olívia no chá da casa de banho e está quando acorda consulta-a.

Lis sai à procura de Peter. Chega à aldeia a uma rua de casa abandonadas onde nunca entrou e entra numa.

III-IV

Olívia descobre que a avó Cláudia se suicidou por causa dos efeitos secundários dos comprimidos excessivos que ela prõpria lhe receitava.

IV-I

Erica com Peter num marsúpio a dormir procura a irmã Lis e encontra-a numa casa abandonada: Lis mostra fotos onde diz que está o Peter.

IV-II

Olívia cozinha.

IV-III

Nora alucina um pouco.

IV-IV

Lis alucina muito com o filho e as irmãs a caminho de casa.

V-I

Erica não tem o período, mas não pode estar grávida, porque não faz sexo há meses. Lis entra na casa de banho e encontra um teste de gravidez e dá-lho. Erica tenta fazer o teste, mas vomita.

Olívia alucina, terá tomado Datura Estramonium: acha que tem visões e que consegue adivinhar o que vai dentro das pessoas.

V-II

Nora cuida de Olívia e tenta criar uma palavra passe para se lembrarem depois do que está a acontecer sob o efeito da Datura.

Nora snifa linhas de coca e é adepta de speeds.

V-III

Quando Peter nasceu, era um bebé muito difícil e fez Lis entrar em privação de sono. O marido ausentava-se. Ela quebrou a membrana da realidade e passou a ter fases de alucinação.

Lis quer que Peter seja chamado Sebas porque afirma que ele se chamava assim na vida anterior. Erica pede-lhe que se cale sobre isso.

V-IV

Olivia continua com alucinações com o pai e com Nora.

VI O RITUAL

I

Erica está grávida e não se lembra como.

II

Lis acorda feliz. Jaime liga-lhe e acusa-a de ter ido com o filho e de agora não estar contactáveis. Jaime vive para o trabalho e não se ocupa nunca de Peter.

Erica ferve arruda para ver se aborta. Lis pergunta-lhe o que se passa e ajuda-a a mexer a panela que parece de uma bruxa.

Lis vai com Peter à casa abandonada, que preferiria restaurar e vender a casa da avó.

III

Nora acorda Olivia, que dormiu 10 horas e se sente limpa, e diz-lhe que acertou quando disse que Nora estava grávida.

Olivia percebe que não teve culpa da morte da avó, por uns papéis que descobre na gaveta e que falam de cardiografia genética.

IV

Nora durante a noite vigiou a irmã Olívia e sente que entrou na alucinação dela.

Ouviu a conversa entre Erica e Lis e recorda quando esteve grávida também e abortou (não sabia quem era o pai, porque esteve com vários homens).

Irá sugerir a Erica que pense que está grávida fruto da imaculada conceção!

VII - O FUTURO E A FESTA

I

Lis faz uma festa de aniversário a Peter/Sebas, apesar de ele só fazer anos daí uns meses, para convidar as vizinhas, Lavinia, Hortensia e outras. 

Jaime, o marido, aparece de surpresa, com presentes para o filho, e Lis diz-lhe para se ir embora, que não o quer ali.

II

Rober visita Nora e ela recusa guardar-lhe a heroína apesar de poder ganhar 2000€ por mês. Com os dedos ele provoca-lhe um orgasmo e a seguir ela manda-o embora.

Pede a Olivia que a ajude a convencer Erica de que está grávida por magia.

Pensa que ela, Erica e Lis irão ficar a viver ali na casa herdada. Como? Com que dinheiro? Nora decide aceitar a proposta de Rober e envia-lhe uma SMS.

III

Olivia tenta convencer Erica de que está grávida de uma semente natural que entrou nela e não de um homem.

IV

Ahlitrot era a senha para Olivia relembrar a alucinação de quando esteve drogada com a Datura.








 

O terceiro país - Karina Sainz Borgo

 


O terceiro país - Karina Sainz Borgo
Angustias e Salveiro visitam Visitación García, coveira no Terceiro País, cemitério de Mezquite.
A peste chegou e provocou a desmemória da população.
Quando se conheceram, Salveiro era mecânico e Angustias cabeleireira. A seguir casaram. Salveiro era bom homem, mas muito calado. Tiveram gémeos sete-mesinhos que sobreviveram, Higinio e Salustio. Por causa do tédio, da peste e da intensa chuva, Angustias decide partir da capital. Andaram a pé e de autocarro 800 quilómetros até Mezquite.
Os gémeos morreram em Sangre de Cristo. Angustias guardou os cadáveres em caixas de sapatos, para os enterrar num sítio condigno. Roubaram-lhe o dinheiro e os salvo-condutos e ela teve de vender o cabelo. Descobriu que em Mezquite, Visitación poderia enterrar-lhe os filhos condignamente.

O presidente da câmara de Mezquite, Aurelio Ortiz, recebe um telefonema de Alcides Abundio: este quer que Ortiz retire os terrenos do cemitério onde Visitación enterra os mortos, Las Tolvaneras. Ompadre também detestava Visitación, porque era lá que iria construir a casa paroquial, onde planeava ter um bingo. Visitación expulsava-o sempre aos tiros. Era uma lenda para todos os muitos que perdiam familiares e os queriam enterrar.

Angustias viajou à boleia até Cucaña. Aí conseguiu telefonar a Visitación e pediu-lhe para ela lhe enterrar os filhos. Visitación tem 60 anos.

Aurélio sabia que Abundio queria era que o padre abençoasse a sua união com a amante Índia, Perpetua, porque queria deixar a esposa que o enriquecera, Mercedes.

Angustias e Salveiro chegam a La Perla, desfiladeiro de garimpeiros, onde corre o rio Cumboto. Salveiro parece estar cada vez mais ausente: diz a Angústias que os peixes estão a voar.
Gladestony é a secretária dos Abundio desde sempre. O marido terá sido morto por vingança, talvez por Abundio pai. Os dez filhos dela trabalham para a família Abundio, de traficantes de pessoas e heroína.
Angustias e Salveiro chegam a Visitación.
Reyes era o motorista encarregado de transportar os migrantes traficados por Aurelio Ortiz.
Angustias enterra os filhos e Salveiro parte. Fica a trabalhar para Visitación no cemitério. Esta namora com Victor Hugo.

Abundio recolheu o miúdo Críspulo, que matou um burro à catanada e tratava bem os cães, deu-lhe comida, sodomizou-o e obrigou-o a ser seu lacaio. 
Toda a gente comenta que Angustias é a ajudante de Visitación. Aurelio encontra-a e ela tem medo dele e desaparece.

Jairo Domínguez toca acordeão no funeral do marido de Ramona, onde se come e bebe demasiado. Compôs uma música dedicada a Angustias.
Angustias e Visitación vão a Cuchillo Blanco buscar um francês enforcado num quarto alugado a uma velha: Jacques Thierry enforcou-se de desgosto por os irregulares lhe terem morto a amada Lídia.

Passou um ano. Angustias encontra duas estatuetas de leopardo nas campas dos filhos.
Vai com Visitación a uma prisão a duzentos quilómetros de Mezquite e descobre lá Marta, a mulher que lhe roubou os documentos. Acusou-a. Dias depois, Marta suicidou-se.

Festa das duas cruzes, de Abundio e de Visitación, no primeiro domingo de Maio.

Visitación e Angustias escondem-se num esgoto para não serem encontradas pelos irregulares no cemitério. Querem apoderar-se daquilo, tal como Abundio.

Visitación conta que a mãe trabalhava para os ricos Estigia Ágave e Francisco Fabres, herdeiro de tecelagens e de uma fábrica de fios. O rio Cumboto transbordou e arrasou tudo. Abundio casou com a filha mais nova, Mercedes, para salvar o pai financeiramente. Estigia suicidou-se. Do casamento nasceu Carmen. Depois de casar, Abundio assumiu-se como novo dono de tudo.
Abundio ia às putas e apostava nos galos.  Mercedes temia Críspulo e o mal que podia fazer a Carmen.

Vão a Nopales buscar Jesus, filho da cega Candelaria. Quando regressam ao Terceiro País, Victor Hugo, Críspulo e Reyes impediram-nas décadas entrar. Angustias matou um cão de Críspulo e fugiram para Mezquite.
Visitación levou o morto Jesus e pô-lo na secretária de Aurelio. Este levantou o encerramento do cemitério.

Abundio ameaça Aurelio de ser um falhado e retira-lhe a proteção contra os irregulares.
Um jipe obriga a carrinha de Visitación a sair da estrada. Angustias e Jairo, que iam na parte de trás, caíram para uma valeta.
Aurelio foge com a família num jipe da câmara.
Os irregulares fazem cruzes grafitis na câmara. 
Victor Hugo e Reyes foram mortos. O padre foi para o hospital com o estômago cheio de moedas. Furam os 4 pneus de Visitación enquanto estão no médico (Angustias, Visitación, Jairo e Consuelo, de 15 anos, grávida).

Aurelio deixa mulher na costa, a 600 quilómetros, e volta a Mezquite para saber o que se passou.



Libertação - Sándor Márai


A Hungria dominada pela Alemanha e, depois de libertada, pela URSS!


Nos dias que antecedem o Natal, uma jovem mulher de vinte e cinco anos, Erzsébet, procura refúgio para o seu pai, um famoso cientista, astrónomo e matemático que é perseguido pela Gestapo e por militantes do Partido da Cruz Flechada devido às suas conhecidas simpatias liberais. Depois de o deixar em segurança num minúsculo esconderijo subterrâneo, Erzsébet refugia-se na cave do prédio em frente, juntamente com os habitantes desse e de outros prédios das redondezas. Aí permanece durante as quatro semanas que durará o cerco do Exército Vermelho a Budapeste.



Indicado para: combater a opressão, a violência, o terror, a crueldade, o ódio, a barbaridade, o sofrimento, a desumanização; denunciar e erradicar a embriaguez dos pequenos poderes; escolher, defender e praticar a bondade, a solidariedade, o amor e a esperança;

Efeitos secundários: forte comoção; sentimentos profundos de compaixão e empatia; possível tensão, angústia, tristeza ou desolação; ponderação sobre a natureza humana, as ambiguidades da vida e as circunstância agridoces;

Posologia: ler ao seu ritmo, de preferência durante o dia.