quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Manual de sobrevivência de um escritor ou o pouco que sei sobre aquilo que faço - João Tordo

 “Manual de sobrevivência de um escritor ou o pouco que sei sobre aquilo que faço” é, simultaneamente, um livro didático, um registo de memórias, um manual de orientação para os aspirantes a escritores e uma reflexão sobre o universo da escrita. O mais extraordinário é que não foi escrito por um autor já sénior no seu ofício, mas por um escritor que ainda não tem 50 anos (nasceu em 1975). Estamos a falar de João Tordo que, apesar de relativamente jovem, tem já 14 títulos publicados e revela, neste seu “manual”, um pragmatismo, uma maturidade e bom senso na abordagem que, muitas vezes, só são ditados pela idade avançada. A segunda parte do título “ou o pouco que sei sobre aquilo que faço” é reveladora dessa atitude de simplicidade, humildade e abertura. Esta atitude de abertura revela-se quando fala do seu percurso de vida onde não faltam desaires, debates, sofrimento e muitas inseguranças, contadas em histórias curiosas, algumas com humor, todas repletas de autenticidade.

Para além desta nota humanista, este livro pode efetivamente ser um manual que oriente as decisões e dúvidas de estreantes na escrita, sendo constantemente reafirmada a importância do trabalho persistente com a palavra e a capacidade salvadora da literatura. Com ele próprio, com os outros e com o mundo.

Em destaque aqui fica a descrição das suas experiências em residências artísticas em vários países (Índia, Suiça, Canadá, EUA, China), no subcapítulo “Viajar para escrever”, onde se lê:

“Voltarás cansado da viagem, provavelmente, desejoso da tua casa e da tua cama, dos teus objetos do teu quotidiano, com saudades da família. Mas voltarás com mais mundo e com uma inquietude boa. Quando despertares no dia seguinte, encontrarás dentro de ti, uma pequena farpa, que é o resíduo emocional da experiência que acabaste de ter, e desejarás fazer tudo outra vez.” (p.159)

Natália Caseiro


Sem comentários:

Enviar um comentário