quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Fúria - Salman Rushdie

 


Fúria - Salman Rushdie

O professor Malik Solanka, aposentado de História das Ideias e bonecreiro, conhece uma jovem loura excitante, num dos seus muitos passeios pela cidade. 

Há 15 anos, apaixonou-se pela voz de Eleanor Masters, viveu com ela e tiveram um filho, há 3 anos: Asmaan Solanka. Estão separados, mas Eleanor não quer o divórcio. Ela é imaculada, amante solícita, boa mãe. Eles ficaram abastados graças à popularidade mundial de uma boneca criada por Solanka, a Craniozinho.

No final dos anos 80, Solanka desistiu da vida catedrática e foi de Cambridge para Londres e dedicou-se à televisão: As Aventuras da Craniozinho, numa série de entrevistas imaginárias a filósofos históricos.

Fora amigo de Krysztof Waterford-Wadja, um polémico intelectual voltairiano mais conhecido por Dâblio-Dâblio. Perry Pinkus era a amante ninfo de WW. Este tentou suicidar-se várias vezes e morreu de AVC.

O primeiro livro de Solanka: “Aquilo de que precisamos”.

Decidiu ir para a América, Solanka, tentar espalhar lá o sucesso da Craniozinho.

Vive em Upper West Side, deixou o país, duas mulheres e o filho. As mulheres apaixonavam-se por ele, mas ele acabava sempre por sair das relações. A primeira mulher chamava-se Sara Lear. Viverá talvez também em NY, a ter sucesso no mercado publicitário, depois de ter desistido dos seus talentos artísticos e intelectuais. A segunda mulher, Eleanor, disse-lhe que ele era um estupor insensível.

Um amigo, Jack Rhinehart, poeta, também abandonou a família e fugiu para NY. 

Têm em comum a fúria que andam constantemente a sentir.

Solanka encontra Mila, a jovem loura inicial, no centro cultural.

5

Euro 2000, ano da Holanda com Rijkard, Gullit, Van Basten. Jack Rhinehart convida Solanka para verem o jogo dos quartos de final contra a Jugoslávia. Rhinehart está a divorciar-se de Bronislawa. Ele é negro de sucesso entre os brancos e tem várias amantes. Uma delas, indiana rica, Neela, belíssima. Solanka fica embeiçado. Sai de repente porque vê no jornal um título: “O ASSASSINO DO BETÃO VOLTA A ATACAR”.

6

Solanka confessa a Rhinehart que a fúria nele é constante e está a apossar-se dele!

Mais 3 universitárias jovens loiras (Sky, Ren e Bindy), assassinadas pelo Assassino do Betão. As 3 tinham chegado a casa de madrugada, sem entrarem com os namorados e saíram a seguir: apareceram mortas em diferentes ruas da cidade. Tinham sido rondadas, segundo os namorados, por um desconhecido de panamá!

Solanka separara-se de Eleanor e viajara para NY, tal como vira fazer ao Sr Venkat, na sua infância: ele abandonou a família e os bens materiais para se tornar um sanyasi e alcançar a paz espiritual. 

Solanka terá tido uma faca nas mãos (com uma lâmina Sabatier) e terá estado prestes a pensar matar Eleanor e o filho. E é nesse momento que decide mudar de vida e procurar um seu eu de paz e de retorno a si próprio.

Contudo, agora, com 3 falhas de memória, 3 mulheres mortas? Mas não é ele o único homem que usa panamá…

Eleanor envia-lhe uma mensagem, mais uma vez, a pedir-lhe que regresse, que se esqueça da fúria que ele receia que o domine.

A mulher da limpeza, Wislawa, foi despedida por Solanka, num dos momentos de que não se lembra.

Mila, a jovem loura do início, encontra Solanka à porta da casa dele e pergunta-lhe se não é ele o criador da boneca filósofa Craniozinho. Ele sente a cólera a apoderar-se dele, mas controla-se e convida Mila para entrar, porque lhe quer contar uma história.

8

Solanka conta a Mila que odeia a Craniozinho, que criou há 10 anos, que lhe dá muito dinheiro de direitos de autor, mas que não é controlada por ele, mas pelas televisões e pelo marketing. E conta que tudo começou quando vivia ainda com Eleanor e o filho Asmaan: retirou a Craniozinho de casa, escondeu-a no escritório, e Asmaan chorou de saudades e Eleanor zangou-se com Solanka e ele bebeu as 3 garrafas do jantar e deixou queimar o borrego e viu a sua loucura quando se viu com uma faca na mão no quarto onde dormia a mulher e o filho e fugiu e foi esfaquear e destruir a boneca.

9

Mila diz a Solanka que a fúria dele não é nada comparando-a com a que matou o pai dela: um ex-jugoslavo que, depois de a mãe dela morrer de cancro de mama, foi com ela viver para a América, tinha muito sucesso com as mulheres, é um dia regressou à Sérvia e a fúria sérvia matou-o.

Mila começou a visitar Solanka a toda a hora para o animar e para conversar intelectualmente, porque não o podia fazer com o namorado.

Diz ela: “Conserto pessoas. Há quem renove casas. Eu restauro pessoas.”

Eddie é o namorado de Mila: filho de Judy e de Tobe, sobrinho de Ray, veterano de guerra que vivia na floresta, protegido por Carole Hatty é apaixonado por ela. Mas Tobe disse-lhe no jantar de ação de graças que Carole era comida por todos os rapazes na aldeia desde os 15 anos e Ray ficou furioso e saiu. Depois, Ray apareceu morto por um tiro e Carole foi também assassinada por Tobe. Eddie tornou-se jogador de futebol americano para tentar acalmar a fúria familiar que acha que teria herdado também. Mila consertou-o de vez.

Solanka tenta não considerar Mila a encarnação de Craniozinho, a original e não a criada pelos media, que ele odeia. Mas a intimidade daquele par, supostamente como uma relação de pai e filha, vai-se tornando cada vez maior. Redundará em erotismo?

10

O filho Asmaan liga de Londres, às 5h de NY, a perguntar, tal como Eleanor, quando é que ele volta. Eleanor quer perceber a fuga calada dele, e questiona se ele tem alguém para começar a odiá-lo.

Grande evolução: afinal Mila parece ver em Solanka o”papi” que perdeu e avançam num tom gradativo de sedução que culmina, por agora, parece, em ela se sentar ao colo dele, com uma almofada por baixo,… até se retirar a almofada. E ela instiga-o a libertar a fúria nela e a voltar a construir bonecas.

Rhinehart divorciou-se finalmente. 

A ex-mulher de Solanka, Sara, já vive com um velho milionário a quem acusa de traição (com uma jovem de 23 anos, que se suspeita que ela terá contratado para se envolver com ele). 

Neela, a bela atual namorada de Rhinehart, liga a Solanka para se encontrar com ele para desabafar sobre Rhinehart.

11

Afinal, Neela já não anda com Rhinehart: este converteu-se às ideias de extrema-direita e anda envolvido em escândalos sexuais de abuso de menores? Neela descobriu no guarda-roupa de Rhinehart os 3 fatos de Carnaval vistos nas imediações dos 3 últimos crimes. Rhinehart disse que os 3 namorados, que fazem parte do seu clube sexual, lhe pediram para ele lhos esconder, mas que nem ele nem os 3 namorados eram o assassino do betão. As jovens mortas foram escalpelizadas!

Neela sente-se bem com Solanka e ao fim de 3 copos diz-lhe que gostaria que ele falasse do filho e de Eleanor e da família na Índia.

12 13

Reviravolta: Neela e Solanka dormem juntos num hotel. Mila apercebe-se da mudança de Solanka e rejeita mais intimidade: convida-o para almoçar (ele tem um ataque de fúria nesse café e parte um copo na mão fechada) e para a deixar apadrinhar, com os amigos, um projeto online de divulgação da obra de ficção científica que ele anda a criar, (estimulado por Neela).

14

Manifestação violenta em NY, comandada por Baber e apoiada por Neela.

Jack Rhinehart suicidou-se com um tiro na cabeça e uma confissão na mão.

15

Afinal Jack não se suicidou: foi morto pelos 3 namorados suspeitos e agora considerados culpados.

Neela acalma cada vez mais a fúria de Solanka. Este telefona ao filho e descobre que Eleanor terá um caso com o amigo Morgen, casado com Lin.

16

Malik Solanka conta a Neela que o padrasto abusava dele sexualmente até aos 10 anos (vestia-o de rapariga e obrigava-o a chupá-lo). Foi Balasubramanyan Venkattaraghavan, pai do seu amigo Chandra, que conseguiu que o padrasto parasse. Vem daí o facto de gostar de bonecas.

Numa manhã em que acordou em sua casa ao lado de Neela, entram Eddie, para o matar com uma faca, seguido de Mila (que Solanka apresenta a Neela como vítima sexual repetida do pai) e depois de Eleanor, com Morgen: as 3 fúrias acusam-no em simultâneo!!!

17

Solanka tem 55 anos e agora está rico. Parte para Blefuscu, para reencontrar Neela, que foi ter com Baber, o dirigente revoltoso desta ilha país cujos guerreiros vestem as máscaras, armas e fantasias criadas por Solanka para a série ferida por Mila online e que tanto dinheiro lhes deu.

Revolta contra Barber, que está a ficar ofuscado pelo poder (quer que todos afirmem que a terra é plana e que o sol anda à sua volta). Neela sacrifica a sua fuga para libertar Solanka e Blefuscu, mesmo sabendo que a irá devolver aos tiranos anteriores.

18

De volta a NY, sai da casa arrendada e vive no Claridge (hotel?). O livro termina com ele em Londres a observar Asmaan, sem ser visto, com Morgen e a mãe. Termina com a dor de o seu papel de pai ter sido substituído por Morgen.