UMA VISITA INESPERADA O narrador, um paciente do sanatório/manicómio, recebe a visita do Comissário Flores, acompanhado por uma freira. Precisam dele para os ajudar a resolver um caso.
O QUE CONTOU O COMISSÁRIO Que desapareceu do dormitório das freiras do Colégio de São Gervásio numa manhã uma menina de 14 e que reapareceu no dia seguinte, tendo sido recusado aos pais dela a sua readmissão e que como no dia seguinte de manhã desapareceu outra menina, o nosso narrador foi levado para se encarregar de tentar descobrir o que se estava a passar.
UM REENCONTRO, UM ENCONTRO, UMA VIAGEM Reencontro com Cândida, a irmã anã prostituta do narrador, que não via há 5 anos, num café, onde chega um cliente marinheiro aparentemente sueco, mas que falava catalão. Ida para o colégio, de metro, depois de furtar um relógio e umas canetas a uns estudantes.
O INVENTÁRIO DO SUECO Aluga um quarto, a troco do relógio e das canetas, perto das Ramblas. O sueco que estava com Cândida aparece com uma pistola, não diz nada, e morre no quarto do narrador, que salta pela janela…
DUAS FUGAS CONSECUTIVAS O cadáver do sueco aparece de novo na casa T0 de Cândida e surge a polícia. O narrador foge e foge depois também do Comissário Flores que o quer obrigar a internar-se de novo.
O PÉRFIDO JARDINEIRO De volta ao Colégio, o narrador droga o jardineiro e manda-o fugir: a polícia aparece e persegue-o, disparando.
O MORIGERADO JARDINEIRO O narrador visita o antigo jardineiro, dispensado há 5 anos e descobre que nesse ano houve uma menina Isabelinha Peraplana, do 5.° ano, que desapareceu uns dias e depois voltou. Teria sido influenciada por uma amiga diabinho, Mercedes Negrer. Nenhuma delas aparece na revista do colégio no 6.° ano.
INTRUSÃO PRÉ-NUPCIAL A casa dos Peraplana. Isabelinha, a preparar-se para o seu casamento, não se lembra de ter desaparecido no Colégio.
UMA EXCURSÃO AO CAMPO Vai a Pobla de L’Escorpi onde Mercedes dá aulas, contratada por Peraplana, dono da empresa leiteira Mamasa. Mercedes está afastada da mãe.
A HISTÓRIA DA PROFESSORA HOMICIDA Mercedes conta que Isabelinha arranjou um namorado e numa noite fugiu para ir ter com ele e Mercedes seguiu-a e achou que ela estava em perigo e matou o atacante?
A CRIPTA ASSOMBRADA Afinal, a verdade é que quem matou o jovem na cripta secreta foi a Isabelinha que é rica e a Mercedes teve de assumir a culpa e agora está ali exilada como professora em Pobla de L’Escorpi.
INTERLÚDIO INTIMISTA O Colégio pertenceu aos Peraplana entre 1958 e 1971 e depois foi vendido às freiras lazaristas. Haveria um túnel a uni-lo a outra casa, por onde o Peraplana pai se deslocava para fazer sabe-se lá o quê!
UM ACIDENTE Mercedes confrontou Isabelinha e esta suicidou-se.
O DENTISTA MISTERIOSO