domingo, 14 de setembro de 2025

Mac e o seu contratempo - Enrique Vila-Matas

 


https://www.miradajanela.com/2020/03/mac-e-seu-contratempo-de-enrique-vila.html

https://www.blogletras.com/2019/02/o-excesso-que-vive-mac-e-seu.html

Mac e o seu contratempo

Mac é um empreiteiro arruinado que vive às custas do atelier de restauração de móveis da mulher, Carmen, e dos filhos, Miguel e António. Vende um último andar para evitar a dependência económica. Está a tentar escrever um diário que possa vir a tornar-se um livro póstumo, aos 60 e tal anos. 

Passa os dias no bairro Coyote, em Barcelona, onde vive.

Está obcecado com Sanchez, o escritor famoso seu vizinho, que vive com a mulher, Delia, e que corteja uma jovem, Ana Turner, e sente-se mal porque este o parece ignorar.

Mac decide escrever um diário, e não um romance. Para tal decide modificar e melhorar o primeiro livro de Sanchez, que este preferia deixar no esquecimento por o considerar cheio de de passagens incongruentes: “Walter e o seu contratempo”, que Sanchez assume serem contos a imitar autores como Carver, Cheever, Borges, Djuna Barnes e outros.

No primeiro conto, “Eu tinha um inimigo”, fala sobre os seus problemas conjugais: a irritação de Carmen e o facto de ele, por estar falido, depender dela financeiramente. O narrador pensa em se divorciar e põe a hipótese impossível de fugir com a jovem Ana Turner, mas sabe que não o vai fazer, porque ficaria sem quem o sustentasse.

O narrador tem duas irmãs: Júlia (a casa de quem vai almoçar muitas vezes) e Laura, ambas casadas e com filhos. 

O narrador vai lendo e citando o horóscopo de Peggy Day (Puthoroscopo).

No segundo conto, “Duelo de Caretas”, inspirado em Djuna Barnes, e na ideia de que há filhos que os pais se arrependem de terem porque são malévolos, um pai arrepende-se de ter um filho, poeta, e faz com ele um duelo de caretas e vence.

10 No terceiro conto, “Ri todo o teatro”, o narrador, que é um ventríloquo, tal como nos contos anteriores e nos seguintes, confessa e lamenta, em público, à marioneta Sansão, a fuga da ajudante Francesca, por quem estava apaixonado, com um barbeiro, o Rapabarbas, a quem mata com uma adaga com cianeto.

11 quarto conto: “Algo em mente” inspirado em Hemmingway. 

12 quinto conto: “Dois velhos cônjuges”

18 sexto conto: um longo engano: andará Carmen a trair Mac com o vizinho Sanchez?

19 sétimo conto: Carmen: esta Carmen tinha sido a primeira namorada de Sanchez e era agora a mulher de Mac. Como assim? De facto ela confessa que na juventude teve um caso com ele. Sanchez descreve-a de forma bastante fascinada. Carmen pergunta a Mac por que raio está a ler o livro do Sanchez.

20 oitavo conto: “O efeito de um conto”:

21 nono conto: “A visita ao mestre”:

24 décimo e último conto: “O vizinho”

26 se reescrevesse “Eu tinha um inimigo”

28 Carmen chamou Ander, o nome próprio do Sanchez, a Mac, o marido.

31 se reescrevesse “Duelo de caretas”, o pai quereria matar o filho indesejado e sentiria também muitos ciúmes

Júlio o bêbedo revela a Mac que Sanchez tem uma amante, a Ana Turner, o que alivia em parte os ciúmes de Mac.

Mac tenta descobrir quem será o amante de Carmen e pergunta aos conhecidos do bairro do Coyote.

Afinal Carmen trai Mac com o alfaiate.

44 o que fará Mac se matar o alfaiate?

45 Mac guarda o seu segredo. Carmen diz a Mac que se vai candidatar ao Mars One Foundation: ir viver uns tempos numa missão em Marte sem garantias de voltar. Mac diz-lhe que também estava a pensar ir viver para uma aldeia no início do deserto, sem garantias de voltar. Discutem fortemente, mais uma vez.

46 Mac encontra o vizinho Sanchez. Este pergunta-lhe se sabe que há um homem que se faz passar por um seu falso sobrinho (Julio). Mac diz-lhe que o conhece e que se chama Pedro e que anda a reescrever a”Walter e o seu contratempo”, nomeadamente o capítulo Carmen, a mando de um alfaiate, que também se chama Pedro, é uma das razões é para se vingar de Sanchez ter tido um caso com Carmen quando eram novos. E Sanchez pergunta se Carmen é então amante do alfaiate.

49 Mac vive numa aldeia perto de Évora, a descansar da vida literária intensa e obsessiva que tinha no Coyote em Barcelona.

50 Mac sentado na praia de Algeciras em trânsito para Tânger, para o deserto.

51 Marraquexe

52 Tunes

53 Berenice

54 Bab El Mandeb