sábado, 19 de abril de 2025

O testamento do Sr. Napumoceno Silva Araújo, Germano Almeida

Na leitura do Sr. Napumoceno estiveram presentes o notário, o Sr. Américo Fonseca, colega do falecido, o Carlos Araújo, o sobrinho herdeiro, o Armando Lima, contabilista aposentado, também colega de Napumoceno. 

A novidade foi que a maior parte da herança ficou para uma tal Maria da Graça e o Carlos ficou com algum, mas muito menos do que esperava.

O Sr. Napumoceno teve uma filha de uma amante, empregada de limpeza do escritório. Terá agora uns 25 anos. É ela a herdeira.

Carlos julgara-se o único herdeiro da firma Ramires-Araújo Lda, importações e exportações. Mas a D. Chica teve mesmo uma filha de Napumoceno, que a mantinha economicamente, em segredo.

Além disso, Carlos que tratou do funeral constatou que Napumoceno só tinha um fato.

No longo testamento, Napumoceno conta que mandou o sobrinho para a escola e cuidou dele e quando este tomou conta da firma e ele se dedicou a outras atividades até ao dia fatídico em que Carlos deixou de merecer a sua confiança. Carlos conta a Maria da Graça como era Napumoceno.

IV

O primeiro sucesso comercial do Sr. Napumoceno foi a venda de 10000 guarda-chuvas encomendados por engano, graças a uma chuva de uma semana, tão inusual em Cabo Verde. 

N terá estado apaixonado por D. Jóia, uma emigrante que conheceu em Boa Vista, mas que se foi embora de novo para a América.

Tornou-se também vereador e foi ganhando dinheiro e aumentando a forma. Contratou D. Chica como empregada da limpeza e fecundou-a.

V

Até aos 30 anos, N trabalhou para a L. Batista e começou a construir a sua casa no topo do monte com vista para a baía. Quis constituir família.

Mas só aos 40 anos conheceu Adélia e apaixonou-se perdidamente por ela e fizeram amor muitas vezes, mas ela pertencia a outro homem e quando ele voltou acabou tudo com N.

VI

 E um dia, já ele a tinha esquecido, ela voltou para ficar com ele, mas ele já não a quis, já não sentia o que sentiu da primeira vez.

VII

Graça tentou descobrir a Adélia, porque N lhe deixou o livro Só, de António Nobre, em testamento, mas nada conseguiu. Na pesquisa, descobriu uma pasta com textos e poemas, destinada a ela, Maria da Graça. E num desses textos estava a explicação do afastamento de N de Carlos e de o deixar de considerar família, a ponto de pouco lhe deixar em testamento: Carlos terá deixado uma mensagem gravada no telefone a destratar N. Por isso e para retirar o protagonismo a Carlos, N decidiu fazer sociedade com os Ramires, sem saber que eles estavam nas lonas.

Temporada de furacões, Fernanda Melchor



I

5 miúdos encontram um cadáver no riacho pantanoso.

II

A bruxa mãe e a bruxa filha. Ambas acusadas de foder com o Diabo. A mãe viu o marido e os dois filhos dele morrerem. Depois de ela morrer a filha vive na miséria e na decadência. É esta o cadáver que os miúdos encontram.

III

Yesenia viu o primo Luismi, filho do tio Maurilio, e os amigos a tirar a Bruxa de casa e denunciou-o à polícia, contra a vontade da avó, que adorava o neto e a detestava a ela. A avó morreu a seguir.

IV

Munra, o coxo, (primo de Yesenia??) vive com a Chabela e esta desapareceu. Ele diz à polícia que não foi ele que matou a Bruxa (que afinal é um homem homossexual vestido de mulher), que foi o amigo Luismi (que vive com a Norma, uma miúda que 13 anos, que ele engravidou e que levou ao hospital cheia de sangue por baixo) e o Brando que lhe prometeram dinheiro para ele os conduzir à casa da bruxa e que os viu a arrastar a Bruxa para fora de casa e a bater-lhe e que eles a meteram na carrinha e que o obrigaram a levá-la e a abandoná-la nos pântanos.

V

Afinal não foi Luismi que engravidou Norma, foi Pepe, o padrasto dela, que a começou a comer tinha ela 12 ou 13 anos, sem a mãe saber. E ela gostava, mas depois engravidou e fugiu de casa e Luismi encontrou-a miserável e levou-a para casa e deu-lhe dormida e guarida. E Chabela levou-a à bruxa e esta deu-lhe uma beberagem a beber que a deixou cheia de dores e sangue, depois de expulsar o feto para um buraco no chão. E Luismi levou-a e abandonou-a no hospital.

VI

O Brando é torturado e confessa que quem matou a bruxa foi o Luismi com uma facada no pescoço e que depois a levaram para o canal. E que voltou sozinho à casa da bruxa para tentar abrir a porta de um quarto onde poderia estar o dinheiro da bruxa, mas que não tinha conseguido. Os polícias só querem é saber onde está o dinheiro da bruxa.

O Brando tinha roubado dois mil pais que a bruxa tinha dado ao Luismi, com quem ela/ele se enrolava, para ele ir comprar coca, mas o Luismi drogou-se tanto que nem comprou a coca nem reparou que lhe tinham tirado os dois mil paus. E a bruxa e o Luismi discutiram. E um dia a bruxa descobriu que o Luismi era amante do velho engenheiro.


terça-feira, 15 de abril de 2025

O Cordeiro, o evangelho segundo Biff - Christopher Moore

Raziel, o anjo, ressuscita um homem, Levi, também conhecido por Biff, morto há 2000 anos, para que escreva um evangelho a narrar a infância do seu amigo Jesus. 

UM

Levi era amigo de Jesua, em Nazaré. Conheceu-o com 6 anos, a ressuscitar, na boca, um lagarto, várias vezes, que o irmão matava.

Há três dias que está no século XXI e vê a atualidade dos Mercedes e dos Boeing, de chocolate e de piza, enquanto vai escrevendo a história.

Porque foi escolhido Biff? Porque era um dos 15 (14, desde que Biff enforcou Judas). Nasceu na Galileia, em Nazaré, filho de Alphaeus, pedreiro, e de Naomi, atormentada por demónios.

Biff era o mais velho de 3 irmãos. Jesus era irmão mais velho de Tiago e Isabel e Judá e Miriam.

Maria era considerada meio louca, por afirmar que o pai de Jesus não era José, mas Deus. 

DOIS

Milagre dos pães. Aparecem muitos pães com a cara de Jesus. Não foi Jesus, foi um milagre. Para não descobrirem que era a cara de Jesus, Biff disse a Maria para lhe cortar o cabelo, para ficar igual a todas as outras crianças.

Milagre da serpente. Uma cobra áspide segue Jesus até casa. No caminho três rapazes, comandados por Jakan, que agridem Jesus. Quando a cobra defende Jesus, Jakan diz que Jesus e Biff estão de conluio com o demónio. Aparece então, pela primeira vez, Maria Madalena, com oito anos, filha de um ferreiro que veio de Magdala, e que os salva, convencendo Jakan de que é apenas uma cobra-capelo, comedora de ratos.

TRÊS

Milagre da ressurreição de Ester, mas ela morreu de novo, depois de caminhar um pouco. Depois, Jesus e Biff conhecem o anjo.

O tolo Bartolomeu, que quer aprender a lamber os próprios tomates, será o primeiro apóstolo.

QUATRO

Os hebreus não toleram imagens de humanos, muito menos nuas, como a estátua de Vénus e de Apolo.

O pai de Biff está a construir a casa de um grego. 

Justos Gallicus, o centurião, simpatiza com Jesus e Biff.

Estes vão com Madá a Nazaré circuncidar a estátua de Apolo.

CINCO

2000 Biff consegue fazer com que Raziel saia do quarto de hotel para ir comprar o Guia das Telenovelas

Jesus, Biff e Madá partem o pénis de pedra da estátua de Apolo. Aproxima-se um soldado romano que é morto por Jeremias, um Sicário, tio de Madá. Jesus critica-o por ter morto um homem. 

Os Sicários e os Zelotes eram revolucionários que matavam os romanos comandados por Herodes Antipas. Para evitar que os romanos matem os judeus e os hebreus, Jesus decide ressuscitar o romano.

SEIS

Para evitar que José fique preso e outros, Jesus ressuscita o soldado romano e este, antes de morrer outra vez, acusa Jeremias e este é morto pelos romanos.

SETE

Os outros homens da família de Madá foram presos e, para convencer os fariseus a falarem com os romanos para os libertarem, a mãe de Madá ofereceu-a em casamento ao filho de Iban, Jakan, um rufião. Por isso, Madá diz a Biff e a Jesua que não pode continuar a ser amiga deles. Eles sentem-se revoltados. Mas Jesua nada pode fazer, porque o anjo Raziel surge e diz-lhe que ele não pode ter mulher e que tem de ir em busca do seu destino.

Na Primavera todos os judeus da Galileia fizeram a peregrinação a Jerusalém. As 3 famílias foram também. João Batista, primo de Jesus, sempre que passa por um rio, batiza crianças. Jesus cura a maleita das partes íntimas de João e este percebe que não é ele o escolhido por Deus para ser o Messias, mas Jesus.

OITO

Mateus, na Bíblia, omite a vida de JC até aos 30 anos!

Jesua e Biff decidem ir a Antioch falar com Baltasar, um dos reis magos, para saberem porque foram visitar Jesua qd nasceu.

Antes de partirem, Biff contou a Madá que não estariam com ela no dia do seu casamento. Ela quis encontrar-se com Jesua na noite antes de casar e Biff foi no lugar dele (a pedido dele): Biff e Madá fizeram amor.

NOVE

A caminho de Antioch Biff está com pegas para explicar a Jesua como é o pecado de fornicar. 

Embarcam no navio do romano Titus. Titus zanga-se com Biff e atira-o borda fora.

DEZ

O anjo Raziel aparece n o barco de Titus e obriga-o a salvar Biff da água e a proteger Jesua.

Em Antioch passam por um mercado exótico de pó de pénis de tigre e patas de macaco boas para adivinhar o futuro. 

Uma velha negou falar de Baltazar, mas um negociante levou-os a um sítio.

ONZE

Vão pelo deserto, com Ahmad e o seu grupo, são assaltados e Jesua faz o milagre de curar um assaltante e cegar um elemento do grupo de Ahmad.

Chegam à casa opulenta de Baltazar, nas encostas de uma montanha.

DOZE

Por querer saber o que está para lá da porta de ferro de Baltazar, Biff é envenenado e fica inerte durante dias. Depois dão-lhe o antídoto e ele diz a Jesua que Baltazar tem um interesse e sempre teve: a imortalidade que Jesus lhe pode dar.

TREZE

Vão a Cabul à procura do soldado cego por Jesua. Jesua cura-o mas ele tenta matá-lo. Biff envolve-se com as 8 chinesas de Baltazar. Passam lá 2 anos a tentar descobrir o chi. Jesua tem agora 17 anos. Baltazar concentra toda a sua atenção em Jesua e ignora mesmo os chinesas. O que quererá dele?

CATORZE

Baltazar parece ser pior do que o demónio Legião, diz Biff. Quer ir com Jesua umas semanas a uma cidade nas montanhas, ao Templo do Selo.

Baltazar e Jesua partem e Biff e Alegria abrem a porta de ferro, proibida por Baltazar. Libertam um demónio!! Este mata as chinesas: Biff e Alegria fogem e ele persegue-os. 

QUINZE

Jesua expulsa o demónio para o Inferno. Afinal Baltazar tinha mais de 200 anos, porque o demónio que tinha preso lhe dava a imortalidade. Ido o demónio, Baltazar morre finalmente de velhice.

Jesus e Biff partem para Oriente, à procura do rei mago Gaspar.

DEZASSEIS

Chegam à Grande Muralha da China e Jesua fica no convento de Gaspar, que lhe bate, para que ele negue ser o Messias. Biff vai embora. Voltarão a ver-se?

DEZASSETE

Sim, passados 2 dias, Biff volta e Jesua deixa-o entrar às escondidas.

Passam meses no mosteiro, em sacrifício e fome e esvaziamento. Jesua torna-se invisível, graças à meditação.

DEZOITO

Gaspar consegue trazer Jesus de volta à visibilidade, convencendo-o a ser um bodhisattva, o que ama o próximo como a si próprio.

DEZANOVE

Jesua e Biff vão durante anos com os monges para a montanha gelada. Jesua fica amigo do Yeti. Este morre. Aos 24 anos Jesua e Biff deixam a China e Gaspar e vão para a Índia à procura de Melchior.

IV

VINTE

Na Índia são resgatados pelo miserável intocável Rumi, cuja filha vai ser sacrificada à deusa Kali. Jesua decide salvá-la.

VINTE E UM

Vestidos de mulheres libertam as crianças e devolvem-nas aos pais, aparentemente contra a vontade destes.

VINTE E DOIS

Durante dois anos Jesua procura junto de Melchior a centelha divina e Biff pratica o kama Sutra com a doce Cachemira. Finalmente, Biff vê a cara de Maria numa bolacha e decidem voltar à Galileia.

V

VINTE E TRÊS

Voltam com Vana, um elefante, até Cabul, onde o deixam com a agora rica chinesa Alegria. 

Na Galileia. Passaram 17 anos desde que de lá partiram. José morreu. Maria exige a Jesua que vá ser o Messias.

VINTE E QUATRO

Madá casou com Jakan que agora é um Sanhedrin, um fariseu do conselho que decidia as questões judaicas, logo a seguir a Pilatos e Herodes.

João Batista diz à multidão que o segue que o Messias não é ele, mas Jesua, que asperge nesse momento, com Biff e o tolo Bartolomeu.

Biff visita Madá e ela combina encontrar-se com ele e Jesua num casamento em Canaã onde Jakan não irá.

VINTE E CINCO

São agora seis, em Canaã, depois de Madá recusar segui-los porque Jesua nunca algum fará sexo com ela: Jesua, Biff, Bartolomeu, Filipe, Nataliel e André.

VINTE E SEIS

Juntam-se-lhes Pedro, o pescador irmão de André, Tiago e João. E Mateus, o cobrador de impostos que sabe ler e escrever.

Depois de fazer milagres e pregar o seu reino aos habitantes de Cafarnaum, Jesua e os discípulos vão a Gadarene pregar aos gentios.

Mas Samuel, um louco possuído pelo demónio, apedrejou o barco e matou os porcos dos gentios, e Jesua e os discípulos tiveram de fugir dali.

Jakan, marido de Madá, convida Jesua a ir jantar a Betânia.

VINTE E SETE

Resgatam Madá de casa de Jakan e dos fariseus.

Simão o leproso é o discípulo 11. E Tomé o 12. E Madá e Simão e Judas fazem 15.

VINTE E OITO

Herodes, a pedido da amante sobrinha, mandou decapitar João Batista. Este só não o tinha feito ainda porque achava que ele era o Messias e temia a irá de Deus. Os 3000 seguidores de João virão agora atrás de Jesua. Filipe e Tadeu vão buscá-los.

O romano Justus, cuja criada amiga tinha sido curada por Jesua, manda um recado: os fariseus querem matar Jesua, Jakan divorciou-se de Madá e Herodes pensa que Jesua é a reencarnação de João Batista.

São nomeados 12 apóstolos (menos Biff, Jesua e Madá) para espalharem a palavra de Jesua e do discurso que vai pregar!

Simão (Lázaro) irmão de Madá morreu há 4 dias e Jesua ressuscita-o na presença de José de Arimateia. Este é um fariseu rico que convidou Jesua para ir a sua casa.

VINTE E NOVE

Jesua vai para Jerusalém

PARTE VI

DOMINGO

SEGUNDA Jesua expulsa os vendilhões do templo onde apregoa a palavra de Deus

TERÇA Última ceia

 QUARTA Jesua é preso, denunciado por Judas, na presença de José de Arimateia que impede que ele seja morto.

QUINTA Pilatos lava as suas mãos. Jesus com uma coroa de espinhos…

SEXTA Jesua morre. Biff mata Judas que diz que Jesua tinha de morrer porque só lembrava as pessoas de serem o que nunca poderiam ser.

EPÍLOGO