1 Eu e Kianda, o meu caso secreto, vemos uma mulher a cair do céu. Regressamos e ocultamos que estivemos juntos. Eu apanho um táxi e o motorista levou-me para um bar, o Orgulho Grego, da Mãe Mocinha.
5 dias antes. Conheci Núbia no avião. Ela reconheceu-me, sou Bartolomeu Falcato, escritor e argumentista. Ela é modelo e já foi Miss Angola, amante do presidente, explorada sexualmente. Fala dos conhecidos famosos, nomeadamente do amante da mulher do Presidente. Ela também já foi rapaz e comia-a também. Deus apareceu-lhe e disse que eu serei o pai do seu filho que será Emanuel, um novo Messias. Quis fazer a coisa ali, no avião, mas eu neguei. Ela sabia que eu era casado com Bárbara Dulce, uma psicanalista. Despedimo-nos à saída do avião.
Kianda disse-me que o marido a trocará por outra mulher e que não queria ver-me mais. Quando cheguei a casa, li um bilhete de Bárbara a despedir-se de mim, porque Kianda lhe tinha contado que tinha um caso comigo. Querem matar-me.
2
Kianda é uma cantora de Jazz: desabafa numa consulta com Bárbara.
Eu sou escritor. Nos últimos anos casei-me duas vezes e tive 3 filhas. A mais nova morreu quando eu conheci Kianda.
Kianda conta a Bárbara como me conheceu.
3
Personagens secundários
Sangue Frio, que tentou matar o presidente, foi morto (acidentalmente) por Humberto Chiteculo, que foi nomeado ministro por isso, quando tinha vinte e poucos anos. Humberto era um velho agora e recolhia penas que ia encontrando todos os dias. Vi seis Anjos Negros nos céus a rondar a Termiteira: um deles era Humberto Chiteculo.
Gravei um documentário sobre os gémeos Esaú e Jacó. Fundaram a marca Congo Twins, que deu fama a Kianda.
Benigno e as filhas Bárbara e Clara. O meu primeiro casamento foi com a minha prima Merengue, que eu engravidei. Três meses depois separei-me e casei com Bárbara.
Lulu Banzo Pombeiro, o cantor da banda onde começou Kianda a cantar.
Mouche Shaba, artista plástica, arquitetou a Termiteira. Mora o 48.° andar, por cima do meu. Nas partes de baixo do prédio vivem os mais pobres e nas caves os vagabundos e marginais.
Frutuoso Leitão, o piloto bem-sucedido, depois de ter estado preso 5 anos por tráfico de diamantes, tem duas casas iguais em Benguela e Luanda, com criados iguais gémeos.
Ramiro, o fabuloso pintor de grafiti, e Myao a irmã vivem no andar 20 da Termiteira. Ele não fala. Ela tem 13 anos e ele 18.
Rato Mickey desarma minas. Um dia eu filmei-o, a mina rebentou, a cadela morrer, eu fiquei cego do olho esquerdo e o Mickey ficou sem rosto. Depois deram-lhe uma máscara de Mickey é um cão novo.
Halípio Onrado tem 80 anos e gere o bar Orgulho Grego.
Mãe Mocinha, uma brasileira de 80 anos, veio para Angola para arranjar um marido de 40, para que o espírito do Alemão, o seu grande amado, descansasse de vez. Acaba por se casar com Halípio Onrado.
Tata Ambroise e o seu labirinto de Deus ou de doidos, patrocinado pelo governo.
Malaquias da Palma Chambão. Jornalista que se dizia perseguido pela PIDE. Inventava notícias para perseguir os contestatários do regime angolano, após a independência. Sofre de coprolalia!
Embaixador angolano no Vaticano, Pascal Adibe. O corrupto conselheiro da presidente. Vendedor de armas ao governo angolano e traficante.
O Medo. Só percebemos que vivemos em ditadura, quando as nossas ideias colidem com as do ditador. Por criticar anualidade poética de Agostinho Neto, Chambão crucificou-me no jornal. Benigno conta-me que um português seduziu as irmãs Bárbara e Clara e engravidou-as, enganando-as: caiu do alto da Termiteira e morreu.
Luanda: 8M de angolanos sem futuro.
4
A minha primeira namorada: Azucena Palacios, minha professora de Matemática, cubana, 27 anos, mais velha que eu 10 anos. Kianda fez-me lembrar Azucena. Na primeira vez eu estava nervoso e nada aconteceu.
Kianda chama-se Salomé Monteiro Astrobello.
Kianda conta sobre o caso comigo à Bárbara, depois de vermos a mulher a cair do céu.
Lulu, o marido de Kianda, descobriu uma SMS minha e ameaçou matar-me.
Eu entro no Orgulho Grego: a Mãe Mocinha diz que Kianda não me ama., ama o meu deslumbramento por ela.
5
Barroco Tropical é o nome de uma canção, um êxito de Kianda.
Lulu diz a Kianda que também tem uma amante e que se vai embora. Kianda fica furiosa e vem contar tudo a Bárbara.
Kianda telefona-me e diz-me que Lulu a deixou e que ela não me quer ver mais.
6
Kianda contou tudo a Bárbara para lhe pedir que fosse com ela falar com o Lulu para ele voltar. Mas ela recusou.
Lulu era importantíssimo para ela.
7
Uma descida aos infernos
A arquiteta Mouche Shaba quer conhecer-me porque um livro meu mudou a sua vida.
Recebi um torpedo (SMS): iam queimar a menina-cão nas caves da Termiteira. Fui lá e entrei nos infernos: queimaram a menina-feiticeira-cão e eu quis vomitar e sair dali e encontrei o Ramiro que faz grafitis e deram-me um pontapé num olho e fiquei cego e prenderam-me uma corda ao pescoço.
8
Kianda sonha que perdeu a voz. Quer Lulu de volta.
9 a 17
Denúncia
Bartolomeu está a ser ameaçado porque Núbia de Matos, depois de anos e anos de violações e prostituição e internamentos no hospício de Tata Ambroise, torna-se entrevistadora na TV e decide denunciar todos os homens que abusaram dela: Jesus terá falado com ela e dito que ela teria um filho, o salvador, com Bartolomeu.
Esaú viu Jacó morto pelo killer do embaixador Pascoal Adibe: Esaú tinha encontrado um bilhete de Frutuoso Leitão a dar conta que encontrara o anjo negro e que se iniciara a operação de resgate.
Eu e Mickey infiltrámo-nos no Centro de Saúde Mental Tata Ambroise para descobrir o que aconteceu a Núbia. Encontrei uma espécie de caderno moleskine com apontamentos. Escondi-me numa arrecadação onde estava um corpo gigante: o anjo negro.
18
SABE, A DOR É UMA OFICINA MESSIÂNICA!
Frase de Kianda, que não quer dizer nada, usada para desconversar
Kianda espreita pelo telescópio para o apartamento de Bartolomeu e vê um assassino à espera. Liga a Bartolomeu que está fechado na arrecadação.
Consegui fugir quando Tata abriu a porta da arrecadação. Ele não me reconheceu porque eu estava disfarçado de Rato Mickey.
O taxista traduz o Moleskine. Benigno entra no bar e diz-me para o ajudar a destruir o francês Pascoal Adibe. Eu disse-lhe que tinha fotografado o anjo negro. Benigno diz-me que Frutuoso Leitão lançou Núbia do seu avião para cair perto de Bartolomeu. Frutuoso domina as redes de telecomunicações angolanas e controla todos os passos e conversa de toda a gente, graças aos telemóveis.
No Moleskine, Tata revela que vai para a cama com pacientes para melhor as poder curar. E que retirou de Núbia várias almas. E que ela confessou que vai ter filho com Bartolomeu, o novo Salvador. E que ela tem em sua posse provas que incriminam importantes figuras do Estado angolano e que entregou cópias dessas provas a Bartolomeu.
Benigno, o polícia, capturou o homem que estava no meu apartamento para me matar: era o motorista de Adibe. O corpo que estava pena arrecadação era o de Humberto Chiteculo, o anjo negro, embalsamado.
Kianda deixou-me uma msg a dizer que havia anjos negros a voar.
Bartolomeu teve 5 filhas: Alice, a mais caçula, filha de Bárbara, morreu muito nova, atropelada; Anacleta, filha de Laurentina, vive em Lisboa; Juliana, filha de Merengue, está na Cidade do Cabo; Serena e Benvinda, gémeas, filhas de Bárbara. Um dia, Benigno e os capangas terão encontrado o motorista que atropelou Alice e furaram-no a tiros.
Os 6 anjos negros dançavam no topo do Prédio da Mangueira: identificaram-se como o Colectivo XXI, produtores de aparições, querem despertar as massas da apatia geral, fazem anúncios publicitários: naquela noite, quem os chamou foi Kianda! O tal anjo negro não tem nada a ver com estes. Corri para olhar para o apartamento dela e vi-a atirar-se da varanda.
O suicídio de Kianda deixou o país em estado de choque.
No dia do funeral Lulu visitou-me. Entrou e abraçou-me.
Como Lulu me entregou o Elucidário de Kianda. O papel de Lulu na vida de Kianda. Kianda e a cocaína antes de entrar em palco. Kianda é como uma luz: não pode ser aprisionada. Teve vários amantes e Bartolomeu não sabia.
lulu não a deixou por ter uma amante: queria que ela percebesse a falta e o bem que ele lhe fazia. Lulu não compreende o motivo para ela se ter suicidado.
O valor dos anjos não está neles, está nas penas, que têm «poderes»!
Kianda tinha descoberto em Lisboa um tumor na garganta e decidiu morrer a “voar”.
25
Escrevo para tentar perdoar-lhe.
Lulu nadou mar adentro até se afogar.
O meu sogro Benigno foi nomeado embaixador na Mongólia: escreveu-me uma carta a dizer que o corpo do anjo negro desapareceu. Continua revoltado contra Adibe, mas já nada pode fazer.
Pascal Adibe é embaixador do Vaticano e passa a maior parte do tempo em Los Angeles.
Tata Ambroise é ministrado da cultura. Malaquias Chambão manifestou-se contra a escolha da senhora Presidente: foi despedido.
Eu participei num debate com Tata e expus a minha ideia revoltada, a André Cabango, na Televisão Independente, propriedade de Frutuoso Leitão. Tive de me refugiar na Holanda.
A Presidente disse à minha amiga arquiteta Mouche Shaba que eu podia voltar quando quisesse e que me oferecia o cargo de diretor da Biblioteca Nacional. Recusei.