As dez histórias curtas deste livro trazem situações e personagens bem distintos, com um tema em comum: as experiências de britânicos que cruzaram o Canal da Mancha para viver algum tempo na França. Com estilo impecável, Julian Barnes trata da relação ambivalente entre britânicos e franceses. O escritor usa muitos eventos reais como base para sua ficção, o que torna a leitura agradável e instrutiva. Seu texto viaja por tempos diversos, da Idade Média ao futuro, e vai além da relação entre países vizinhos para abordar questões universais.
*** O conto Interferência relata o cotidiano de um velho compositor que vive com a mulher em uma vila francesa. Enquanto ele espera a morte e os discos encomendados pelo correio, escuta música pelo rádio, mas irrita-se com os motores dos vizinhos, que atrapalham a transmissão.
** A segunda história, Entroncamento, descreve a construção da ferrovia Rouen–Le Havre, inaugurada em 1846. Milhares de trabalhadores britânicos convivem com seus colegas franceses e se comunicam num patois, mistura das duas línguas.
**** Em Experiência, avança-se até o final do século XX e recorda-se o passado. Tio Freddy conta ao narrador sobre seu encontro com o grupo surrealista francês em 1928, quando participou de um inusitado experimento sexual. Melão retrocede ao século XVIII, época em que a Revolução Francesa interferia nos jogos de críquete entre aristocratas franceses e ingleses.
** Eternamente é a história da velha senhorita Moss, que todos os anos viaja à França e se devota à lembrança do irmão Sammy, soldado morto na Primeira Guerra Mundial.
**** Gnossienne tem como protagonista um escritor contemporâneo que abomina congressos literários, mas um dia recebe um convite peculiar para um congresso no interior da França, cuja única finalidade é "comparecer".
***** O conto Dragões trata de um episódio ocorrido à época da perseguição dos protestantes pelos católicos numa aldeia medieval.
**** O saboroso Brambilla mostra a vida de Andy, ciclista "durão" que participa do famoso Tour de France. A história é contada em primeira pessoa, alternadamente por Andy e por sua mulher Cristine, dançarina de strip-tease.
*** Em Hermitage, retrocedemos ao final do século XIX para encontrar Emily e Florence, duas amigas íntimas que resolvem comprar um decadente vinhedo à margem do rio Gironde. Aos poucos elas recuperam a propriedade e se tornam exímias produtoras de vinho.
*** No último conto do livro, Túnel, um inglês idoso viaja de Londres a Paris pelo EuroStar, trem que passa sob o Canal da Mancha, no ano de 2015. Pelo caminho, recorda episódios pitorescos de sua vida. Este último personagem é o próprio Julian Barnes.