Se não sentires a poesia, se não sentires a beleza de uma obra, se uma história não faz com que queiras saber o que acontece a seguir, então o autor não escreveu o livro para ti.
sexta-feira, 16 de abril de 2021
O Pai Adormecido - Matthew Sharpe
quinta-feira, 15 de abril de 2021
O Salteador - Robert Walser
“O Salteador" é, no dizer de António Guerreiro (Expresso/Actual, 26/7/03), " um dos títulos mais representativos da arte narrativa de Walser, tão pouco respeitadora dos códigos de género, mesmo quando se apresenta como 'romance'. O que é que se narra neste romance? Nada mais que o próprio acto de narrar. Por isso, narrador e personagem principal acabam por ser o desdobramento de uma mesma figura."
Uma obra de uma "ironia desconcertante" (ainda palavras de A. G., ib, que voltamos a citar) "[que veio a contribuir para a evidência de que] tanto no modo de se dissolver em fragmentos como na recusa de toda a síntese própria do 'grande estilo' [Walser] acede à constelação dos grandes nomes da literatura moderna."quinta-feira, 8 de abril de 2021
A Princesa de Gelo - Camilla Lackberg
A princesa do gelo - Camilla Lackberg
1
Um homem despede-se da mulher que amou, numa casa em Fjallbacka. Um cadáver congelado numa banheira, parecia uma princesa de gelo.
Tê-la-á morto?
Eilert Berg, casado com Svea, com filhos, reformado, espera pelo momento de se separar da mulher, que já não suporta.
Toma conta da casa de Alexandra Wijkner, uma jovem, casada, que dirige uma galeria de arte em Gotemburgo e que vivia na ilha de Saro. Encontra-a na banheira, congelada e morta.
Sai a correr e encontra Erica Falck, que foi amiga de infância de Alex.
A irmã de Erica, Anna, é casada com Lucas Maxwell, com dois filhos crianças, Emma e Adrian. Querem ir viver para Londres.
Erica vai visitar os pais de Alex, Birgit e Karl-Erik Carlgren. Esta ter-se-á suicidado? Terá cortado os pulsos?
Birgit pede a Erica que escreva um elogio a Alex. Esta pensa escrever um romance inspirado nela. Vai visitar o marido.
——
Um pintor louco, Anders Nilsson.
Uma mulher que lhe limpa a casa e o protege
——
Lucas quer vender a casa dos pais de Anna e Erica.
Erica vais à casa de Henrik, na ilha de Saro. Viveu lá com Alex durante 15 anos, depois de casarem. Ele amava-a, profundamente, mas ela não correspondia totalmente a todo esse amor. Alex tinha uma irmã bastante mais nova, Julia, que se considerava o patinho feio da família.
Alex fundara a galeria de arte com uma amiga, Francine Bijoux.
Alex esteve desaparecida durante uma semana. E era habitual desaparecer. Terá tido outros homens. Estava grávida.
Erica tem um casal amigo, Dan e Pernilla, pais de 3 miúdos.
Erica telefona a Marianne Svan, uma advogada fiscalista, sobre a intenção de Lucas vender a casa dos pais dela e de Anna. Marianne descreve Henrik como um empresário implacável e desumano.
O superintendente Mellberg. Autópsia de Alex: assassinada, grávida de 3 meses é já tinha sido mãe.
2
O assassino sentiu-se traído por Alex, daí o seu ato.
Henrik pede a Erica que o acompanhe e a Birgit para serem ouvidos na polícia. Lá um agente, Patrick Hedstrom, reconheceu Erica, sua amiga de infância e juventude, que não via há 6 anos.
Anders, o pintor, acorda de ressaca. Recorda ter ficado furioso com a traição de Alex. A mãe liga-lhe a dizer que ela não se tinha suicidado, mas que tinha sido assassinada.
Erica vai a Estocolmo. Os advogados decidem que Anna e Lucas têm o direito de vender a casa dos pais delas.
Erica vai a casa de Alex durante a noite. Um estranho entra também lá e ela esconde-se. Encontra um quadro de Alex, nua.
Funeral de Alex. Julia, a irmã de Alex, reage com estranheza.
Uma nova personagem, Nelly Lorentz, 80 anos, casada com Fabian, magnatas antigos de conservas de Fjalbacca. Estranhamente é a única pessoa com quem Júlia conversa e é simpática.
Erica vai jantar a casa de Patrick. Conversam sobre o caso. Um papel que Erica trouxe de casa de Alex: Nils Lorentz desapareceu em 1977. Fabian morreu logo a seguir. Nelly tinha adotado um rapaz de 12 anos que é agora o atual herdeiro. Karl-Erik trabalhou no escritório da fábrica há 25 anos.
3
Erica visita Nelly Lorentz e conhece Jan, o herdeiro, que vive com Nelly e com a esposa, Lisa.
Lucas e um agente imobiliário visitam a casa dos de de Erica, onde esta está instalada. Lucas ameaça Erica.
Mellberg diz a Patrick que descobriu o assassino.
Pernilla faz uma cena de ciúmes de Dan e Erica.
4
Vera, antiga governanta de Nelly, despedida e que passou a mulher de limpeza uma vez por semana, é a mulher que limpa a casa de Anders e o protege: é a mãe. O pai, Arvid, morreu no mar.
Anders é preso, por denúncia de Dagmar Petrén.
Anna é vítima passiva de violência doméstica.
A velha Dagmar confirma a Patrick que viu Anders a discutir, bêbedo, com Alexandra. Diz também que Vera Nilsson ia a casa de Alexandra 2 vezes por mês fazer limpezas.
Mellberg interroga Anders. Este amava Alex, mas não sabia que estava grávida e há 4 meses que não tinham relações.
Patrick visita Erica. Telefonam-lhe afizer que Anders não era o assassino.
Nelly visita Vera e diz-lhe que lhe traz dinheiro para que ela guarde segredo de algo. Refere que Alex teve o que merecia. Vera expulsa-a e não aceita o dinheiro.
Anders é libertado. Em casa lembra-se dos verões da juventude com Alex e um terceiro elemento. Corta todas as telas em tiras.
Erica e Patrick investigam na casa de Alex.
Henrik não suporta a ideia de Alex estar grávida.
5
Quem a matou amava-a, mas ela sentia indiferença?
Erica ralha com Anna.
Julia visita Erica para ver fotos de Alex quando estás eram amigas de infância. Julia nasceu já depois de Alex ter saído dali para a universidade.
Erica janta com Patrick e diz que descobriu que Julia é a única herdeira de Nelly Lorentz, a vasculhar no caixote de lixo, quando lá foi a casa. Jan recebe uma parte, mas Julia recebe tudo o resto.
Erica e Patrick vão para a cama um com o outro.
Patrick apercebe-se de que o álibi de Anders é falso.
Bengt, um amigo bêbedo de Anders, encontrou-o enforcado em casa.
Patrick chega e espera com a detetive Lena que chegue a Medicina Legal.
Lisa e Jan discutem por causa de Lisa não suportar Nelly. Estão ambos convencidos de que Jan vai herdar tudo.
Erica visita Dan, o amigo de infância pescador e professor, casado com Pernilla, com filhos. Era Dan o amante de Alex, com quem ela deveria ter jantado na noite em que foi morta, mas não foi porque queria terminar tudo. Era ele o autor da gravidez de Alex. Pernilla não sabe de nada. Ele receia perdê-la e aos filhos.
Patrick lê um dossier sobre a família Lorentz.descobre que os pais de Jan morreram queimados na casa quando ele tinha 10 anos. Descobre depois que Anders tinha ligado várias vezes para um número, ligou e ficou espantado com o nome que ouviu na gravação.
Pernilla visita Erica, desesperada. Dan contara-lhe tudo.
Patrick interroga Jan, a quem Anders tinha ligado várias vezes.
Os pais de Erica morreram num acidente de carro.
Julia despreza a mãe, Birgit. Sempre se sentiu preterida pelos pais.
Sim, a responsável da Segurança Social de Jan aos 10 anos diz a Patrick que terá sido ele a incendiar a casa dos pais, que abusavam dele.
Annika descobre que Alex e a família saíram da Suécia entre 1977 e 1978 quando ela tinha 12 anos.
Erica descobre que em 1977 Nils Lorentz foi professor substituto na escola de Alex.
Lucas agride Anna e a filha Emma. Levam Emma para o hospital e Lucas diz a Anna para dizer que a filha caiu das escadas.
Alex foi violada por Nils aos 12 anos, engravidou e teve a bebé na Suiça. Nelly resolveu tudo, fazendo desaparecer Nils e oferecendo um emprego chorudo a Karl-Erik. Julia é filha de Alex e sabe-o porque Nelly lhe contou um ano antes, quando lá trabalhou: daí ser a herdeira de Nelly.
Anders também foi vítima abusada sexualmente por Nils, daí a união com Alex.
Karl-Erik teve um ataque cardíaco por causa da emoção da revelação.
Patrick descobriu que Anders se suicidou e que foi Vera que retirou a cadeira para a cozinha, porque não queria que se soubesse que o filho se tinha suicidado.
Patrick descobriu quem era o assassino.
Depois percebeu que também Jan tinha sido violado por Nils e que com Alex e Anders, ainda crianças, tinham-no morto num buraco de gelo.