Mario é um jovem funcionário público que vive dedicado ao seu trabalho e à mulher, Blanca. Ele encarna a simplicidade, a paz do lar, a força; ela representa o lado requintado da vida, mas também a instabilidade.
1 Mario afirma que a mulher que está com ele e fala com ele e o beija e dorme com ele é muito parecida com Blanca em muitos aspetos, mas não é Blanca.
2 Mario López era casado com Blanca. Ele trabalhava num escritório, em Jaen, perto de casa e saía todos os dias às 3h para estar em casa rapidamente e estar com ela nas 10 horas seguintes, até adormecer durante 7 horas.
Na única vez que discutiram ela acusou-o de se contentar com pouco. Ele disse que ela para ele era tudo o que precisava e ela fez as pazes com ele.
3 Mario é muito inferior a Blanca, culturalmente. Ela pediu por exemplo para irem a Madrid ver uma exposição dedicada a Frida Khalo e Mário disse que não tinham dinheiro para tal extravagância.
Ela é mais de esquerda do que ele.
Mario sente ciúmes de Lluís Onésimo, dramaturgo acabado de chegar a Jaén, de quem Blanca falou que iam conhecer.
4 Mario oferece boleros de Moncho a Blanca no dia de anos e ela gostou e convidou-o para dançar.
5 Mario apaixonou-se por Blanca mal a conheceu. Ela namorava com Naranjo, um pintor maldito, e andava sempre bêbeda e destroçada. Naranjo ficou famoso graças a ela, mas foi para Madrid e envolveu-se com rapazes. Ela desfez-se. Mario conquistou-a com o cuidado que teve com ela, impedindo-a de se perder. Ainda hoje o faz.
6 Mário conheceu-a num bar, o Chinatown, numa despedida de solteiro a que ele foi com os colegas do escritório. Ela estava podre de bêbeda, vomitou e atrelou-se ao carinho e ao cuidado dele. Ele levou-a a casa, já apaixonado, ela adormeceu e ele saiu sem deixar o contacto.
7 Mario teve uma noiva chamada Juli que o abandonou seis meses antes de se casarem.15
Ao ver agora Blanca interessar-se tanto por Onesimo, a ponto de deixar de se interessar por Frida Khalo e de se ter oferecido para o ajudar a montar a exposição dele, Mario pressentiu que Onésimo lhe ia roubar Blanca!
8 Durante dias e dias tomou conta dela, ia a casa dela, limpava a casa, ela adormecia e ele ia pra casa, cada vez mais apaixonado e desejoso.
Decidiu não a procurar durante alguns dias e ela foi ao escritório dele e deu-lhe um longo beijo nos lábios, à frente dos colegas dele.
9 Blanca está tão assoberbada com Onésimo e a sua exposição que já não espera por Mário, às quinze horas e não parece a mesma Blanca por quem ele se apaixonou.
10 Mario esperava que quando acabasse a exposição e Onésimo se fosse, poderia reconquistar Blanca e fazer com que voltasse a ser a Blanca de antes. Mas um dia atrasou-se e chegou a casa às 15h30 e ela não estava, nem a sua mala de viagem! E foi ao estúdio dela e ela também não estava lá. Adormeceu e quando acordou…
Sem comentários:
Enviar um comentário