quinta-feira, 22 de maio de 2025

Inquietações - João Paulo Videira

 



Inquietações 
1 O MENDIGO E O DISCIPLINADOR DE CONSCIÊNCIAS
O mendigo revoltado recusa a esmola (duas moedas sem valor) do jovem. Assume-se como cobrador da sociedade, que lhe falhou, por não lhe cumprir os sonhos. E acusa o jovem de querer ser um disciplinador de consciências. O jovem é formado e já tem carro, trabalho, mulher e duas filhas. Cria-se ali então um debate entre quem é senhor da sua existência, livre, apesar de marginal e indigente, e quem tem casa, carros, profissões respeitáveis e estão presos e condicionados por essa vida social. 
2 A PROSTITUTA E O RAPAZ COM LENTES GARRAFAIS
Como o rapaz vê muito mal, pede à prostituta que leia para ele. Ela, como preço a receber, exige então que ela o ame, de cada vez que ela lhe leia.
3 O POETA E O VARREDOR DE RUAS
O varredor de ruas tem todo o tempo para refletir. O poeta precisa de fazer escolhas e de se isolar para refletir.
4 SATANÁS E O HOMEM QUE VÊ TELEVISÃO NUMA MONTRA DA LOJA DE ELETRODOMÉSTICOS 
E este afinal é Deus que na Páscoa vem à Terra ver o estado da fé dos homens num ser que não veem, apenas pressentem e em que acreditam, mesmo quando confrontados com as destranque Satanás lhes vai impondo.
5 O LOUCO E O HOMEM QUE ESTAVA PRESTES A SALTAR DA PONTE
Este será o cadáver rebentado é inútil de um homem que voou e o louco só mais um morto vagueando pelas ruas.
6 O MÉDICO E O HOMEM QUE TINHA UM GRILO NO OUVIDO
Que o impedia de ouvir a missa, a esposa, o patrão, mas que não o queria tirar, queria apenas que o médico convencesse o grilo a deixá-lo ouvir em paz… o telejornal das 8h e o futebol (poderia continuar sem problemas a não ouvir a missa, a mulher, o patrão, o resto da televisão).
7 O HOMEM QUE QUERIA SER INCOERENTE E O APARADOR DE INCOERÊNCIAS


Sem comentários:

Enviar um comentário