terça-feira, 19 de agosto de 2025

Manhã e noite - Jon Fosse

 


Ilha de Holden. Olai desespera porque a mulher Marta está a dar à luz. Quer que o bebé se chame Johannes, mas a parteira Anna diz-lhe para ter calma. A filha Magda está em casa do tio. O bebé nasce. Olai vai levar a parteira a casa e buscar Magda para conhecer o irmão Johannes.

O pescador Johannes velho: viúvo de Erna, pai de 7 filhos (os 2 últimos foram Signe e o Pequeno Olai). A filha mais nova, Signe, visita-o de vez em quando). Já não pesca, desde que a última isca não afundou. Vive da  Segurança Social). O vizinho Peter morreu. A caminho da enseada passa pela casa onde Signe vive com o marido Leif e os 3 filhos.

Ao chegar à enseada imagina que conversa com o falecido Peter, cujo dori se afundou, sobre o sapateiro Jakop e a velha Senhora Pettersen que também já morreram.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Fragmentos de amor furtivo - Héctor Abad Faciolince

Fragmentos de amor furtivo

PRELÚDIO Susana e Rodrigo iniciam ou estão no fim do amor?

ABERTURA Rodrigo, afinador de pianos, músico frustrado (??) começa a ter um caso com Susana, mas nas 3 primeiras vezes não consegue ter tesão. No primeiro encontro, num hotel de Cartagena, o marido dela, Isaías, que tinha ido pescar barracudas, apanha-os na cama e desaparece da vida deles (sai da Colômbia e casa-se em Edimburgo, onde se torna catedrático).

Voltam para El Poblado, sobranceiro a uma Medellín pobre e pestilenta. A cabeça de baixo começa a funcionar, mas a de cima decide não se entregar. Para o prender, Susana decide não se calar e, depois de fazerem amor, conta-lhe os casos sexuais que já teve, à imagem de Xerazade, nas 1001 Noites.

AVENTURA DO EUNUCO Susana conta como foi com um homem que lhe dizia e escrevia elogios, mas nunca erguia o pénis.

INSÓNIA À VOLTA DO PÊ Rodrigo não dorme a pensar se Susana é uma puta. Susana escolheu-o para o substituir pelo marido Isaías, por cheirar bem e ser limpo.

COM HOMERO, O CEGO… Susana perdeu a virgindade com um cego, porque tinha vergonha de se despir.

AVENTURA DO FOTÓGRAFO 

DESCRIÇÃO DE SUSANA

AVENTURA DO NADADOR Susana esperava-o na piscina já sem cuecas.

INSÓNIA SOBRE O TEMPO A nula atração provocada pelos corpos velhos

VOO DO ORNITÓLOGO que a tem muito grande como Susana diz que as mulheres gostam

INSÓNIA RADIAL SOBRE A DESCONFIANÇA Rodrigo não sabia se devia confiar no seu instinto (fugir de Susana) ou no seu coração (ficar com ela)

ORDENHA DE DOM BERTULFO, O GANADEIRO, frio e que não gostava de  sexo com Susana

O PINTOR primeiro marido de Susana que a traiu com uma modelo e ela vingou-se traindo-com um galerista, mas arrependendo-se porque não lhe deu gozo sexual.

O EMPREGO DE RODRIGO numa cápsula envidraçada em que vê mas não é visto.

DAVID BOWIE o médico imitação de Bowie que iniciava os pontos G e outros lentamente de Susana mas que tinha as orelhas pequenas.

POEMA DE SUSANA e o EMPREGO e as TETAS

PARVOÍCES DO PARVO pai de um aluno de natação de Susana

FEITIÇOS DO ESOTÉRICO

REFLEXÕES DE RODRIGO sobre os 80% de pessoas que não leem e são do povão.

O POLÍTICO com quem Susana não dormiu e por isso foi despedida.

O FILÓSOFO quererá um péssimo amante.

INSÓNIA DE RODRIGO por não saber dançar.

OS ALUNOS ADOLESCENTES QUE SUSANA INICIAVA.

AS DÚVIDAs DE RODRIGO.

O CIENTISTA.

A ARMADILHA que Rodrigo preparou para Susana, desconfiado de que ela o trairá à primeira oportunidade. E ela cai!

RIP o Rafael com quem Susana se vinga por Rodrigo lhe ter preparado uma armadilha. Rodrigo, escondido, vê Susana e Rafael na cama.

A VINGANÇA DE RODRIGO com Amália, que engravida.

INÍCIO DO FIM

O CADERNO em que Rodrigo escreveu todas as histórias que Susana contou com os seus amantes

AS MÁSCARAS MORTUÁRIAS

FINALE



sábado, 9 de agosto de 2025

As primas - Aurora Venturini


 As primas

A minha mãe era professora primária. Aprendi a ver as horas aos 20 anos. A minha irmã Betina era deficiente, corcunda sofria de um mal anímico. Eu cuidava dela e fazia-lhe mal. Eu também era um pouco deficiente: lia dislalicamente. O meu pai saiu de casa. Eu tinha jeito para desenhar e pintar e vendi dois quadros.

O professor de artes dava-me aulas particulares. A minha mãe Célia e a tia Nené fizeram um cozido especial.

A tia Nené casou com o Sr. Sancho, depois desamoedar com um italiano e com outros, sempre virgem, e deixou-o.

A tia Ingrazia era casada com o Danielito e as minhas primas eram a Carina, com um namorado, e a Petra, meio anã. Quando a Carina engravidou, do vizinho velho e casado, a tia Petra exigiu que ela abortasse, por ser tão nova.

E morreu a avó, mãe da tia Nené e da minha mãe.

E a prima Carina abortou. E morreu por causa do aborto. E a tia Nené escorregou no pátio e bateu com a cabeça e morreu também.


E a Petra decidiu vingar-se do vizinho responsável pela morte da Carina e do bebé. Fazia com ele o “sessoral” (sexo oral).

O professor propôs ser hóspede no sótão da minha mãe: seria o se homem e tomaria conta de mim e da Betina.

E eu comecei a fazer exposições e trabalhos e a ganhar muito dinheiro, mais do que a minha mãe como professora.  Professor era o seu procurador (agente).

A grande exposição de Yuna Riglos (o meu pseudónimo de Yuna López) no auditório da escola de Belas Artes, que frequento: vendi vários quadros. E fiz mais exposições e o professor disse que havíamos de ir à Europa e que eu iria ter dinheiro para comprar um apartamento só para mim.

Tenho 18 anos e apaixonei-me por um pobre rapaz que me segue e elogia, mas decidi deixar de o ver, porque não quero fazer as nojices que a Petra faz.

E a Petra matou o vizinho: cortou-lhe o pénis e os testículos e enfiou-lhos na boca. Eu ajudei-a a  ao ser apanhada e ela passou o viver na minha casa. 

O professor chamava-se José Napoleon.


Descubro que parece que o professor engravidou a minha irmã deficiente, a Betina. A Petra sabe. A Petra continua cá em casa como mulher de limpezas e agora é prostituta, usa preservativos e vai com os velhos.

Festa de anos da Betina: o casal do professor de matemática viúvo Abelorio e da divorciada Anita del Porte: ele tenta seduzir-me e ela tenta seduzir o professor.

Dei uma cadeira nova à Betina e ela pediu-me uma cama e um beicinho: pus-lhe a mão na barriga e senti o bebé.

E eu e a Petra obrigámos o professor a casar com a Betina e a cuidar dela (em vez da criada Justina).

E a minha mãe morreu com Parkinson.